Após nove anos de obras, marcadas por paralisações e mudanças de projeto, o corredor para ônibus articulados BRT Transbrasil, na avenida Brasil, a principal via que liga as zonas oeste e norte ao centro da cidade do Rio de Janeiro, começou a funcionar integralmente nesta segunda-feira (1ª).
O corredor expresso tem 26 quilômetros de extensão e atravessa 18 bairros, de Deodoro, ao centro.
Neste primeiro momento, segundo a prefeitura do Rio, os ônibus vão circular em horário reduzido, das 10h às 15h, todos os dias da semana. O tempo médio de viagem será de 40 minutos e a previsão é de transportar 250 mil pessoas por dia nos próximos seis anos.
O custo da obra do corredor Transbrasil chegou a quase R$ 2 bilhões, sendo pouco mais de R$ 1 bilhão da Caixa Econômica Federal, cerca de R$ 115 milhões do BNDES, e o restante foi pago com recursos do próprio município.
O prefeito Eduardo Paes, que participou da primeira viagem dos articulados nesta segunda, lembrou que a operação vem acontecendo gradualmente desde o final de fevereiro deste ano.
Ele enfatizou que agora, o cidadão vai poder sair do centro da cidade, de BRT, e ir até Santa Cruz, na zona oeste.
O BRT Transbrasil é o quarto corredor implantado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade.
Outra novidade é a implantação do novo sistema de controle integrado da Avenida Brasil, que permitirá reduzir os congestionamentos na via e o número de acidentes.