Caso Joca: aéreas estudam rastrear animais transportados em voos

Publicado em 26/04/2024 - 08:45 Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após o caso Joca, o golden retriever  de 5 anos, que morreu após ser enviado para o destino errado pela Gol por não receber os cuidados necessários, as companhias aéreas estudam rastrear animas transportados em voos.

Essa decisão foi tomada em reunião entre representantes das empresas de linhas aéreas Gol, Latam e Azul, do Ministério de Portos e Aeroportos e da Anac, que é Agência Nacional de Aviação Civil.

Ficou acertado ainda que as empresas apresentarão em dez dias, propostas e sugestões para melhorar as condições do transporte aéreo de animais em voos domésticos e internacionais. Além disso, audiências públicas serão realizadas para aprimorar esse tipo de transporte.

O Ministério de Portos e Aeroportos já adiantou que, até junho deste ano, vai lançar uma Política Nacional de Transporte Aéreo de Animais com a finalidade de garantir mais segurança e bem-estar aos animais.

Também com esse objetivo, o Ministério vai convidar representantes do Congresso Nacional para uma reunião para coletar sugestões. Um encontro foi agendado para próxima terça-feira.

Por causa da morte de Joca, a Gol suspendeu por 30 dias o serviço de transporte de animais no porão das aeronaves.

Nessa quarta-feira, a Anac instaurou processo administrativo para apurar os motivos que levaram à morte do cachorro. Além disso, a Secretaria Nacional do Consumidor notificou a Gol e pediu esclarecimentos.

A Polícia Civil de São Paulo também vai investigar o caso e aguarda os laudos do corpo do animal.

Edição: Sâmia Mendes- Marizete Cardoso

Últimas notícias
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo
Internacional

Brasil contesta Venezuela e segue com custódia de embaixada argentina

Após o governo da Venezuela cancelar a autorização para a embaixada da Argentina, em Caracas, ter a custódia do Brasil, o Itamaraty informou que isso não pode ser feito de forma unilateral.

Baixar arquivo
Política

Esther Dweck assume interinamente o Ministério dos Direitos Humanos

A Ministra Esther Dweck, que está a frente da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, vai assumir interinamente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela foi nomeada pelo Presidente Lula após a demissão de Silvio Almeida do cargo.

Baixar arquivo