SP emite 45 mil carteiras de identificação da pessoa com autismo

Publicado em 09/04/2024 - 16:08 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista completa um ano com 45 mil documentos emitidos no estado de São Paulo.  Atualmente são registrados cerca de 120 novos documentos por dia. Seu objetivo é identificar a pessoa com esse diagnóstico, já que muitas vezes o autismo não é percebido visualmente.

O Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, informa que o documento, também conhecido por CIPTea, proporciona mais inclusão e acessibilidade a todos, ampliando os serviços de atendimento à pessoa com esse diagnóstico, como filas preferenciais, por exemplo. Isso porque o Transtorno do Espectro Autista provoca problemas no desenvolvimento neurológico, que afeta a comunicação social, a interação e o comportamento.

A Carteira da Pessoa Autista é gratuita. Pode ser solicitada online por meio do portal ciptea.sp.gov.br. Também pode ser requisitada presencialmente, nos mais de 240 postos de serviço eletrônico do Poupatempo. Ou ainda, em uma das 26 unidades físicas do Poupatempo distribuídas pela capital, interior e litoral do estado.

Edição: Leila Santos / Liliane Farias

Últimas notícias
Educação

Bahia: "Bora Checar" vai capacitar estudantes no combate as fake news

Alunos do ensino médio de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhos no estado da Bahia estão aprendendo uma série de ferramentas para lidar com o combate às chamadas fake news. 

Baixar arquivo
Geral

Mais da metade da população é a favor do Horário de Verão

A pesquisa ouviu 3 mil pessoas e quase 55% dos entrevistados veem com bons olhos a mudança nos relógios em 2024.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo federal vai liberar R$ 500 milhões para enfrentamento ao fogo

O governo federal anunciou, nesta terça-feira, uma série de medidas para combate aos incêndios no país. A primeira será a liberação de R$ 500 milhões para o enfrentamento ao fogo.

Baixar arquivo
Justiça

Júri popular vai julgar dois acusados pelo assassinato de Bruno e Dom

Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em Brasília, retirou as acusações contra Oseney por falta de provas nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. 

Baixar arquivo
Esportes

Campanha Histórica: Lula recebe paratletas no Palácio do Planalto

A campanha do Brasil nas Paralimpíadas de Paris foi histórica, com o quinto lugar no quadro de medalhas.

Baixar arquivo
Internacional

Série de explosões no Líbano mata 8 pessoas e deixa 2.800 feridos

Líbano: No Líbano, uma série de explosões simultâneas matou oito pessoas e deixou mais de 2.800 feridas. Entre as vítimas estão integrantes do Hezbollah, que culpou Israel pelos ataques e prometeu vingança. Uma câmera flagrou o momento em que a bolsa de um homem explode.

Baixar arquivo