As atividades acadêmicas voltaram nesta terça-feira (16) ao campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, Baixada Fluminense. A Administração Central da instituição decidiu que até a próxima sexta-feira as aulas deverão ocorrer presencialmente. Os alunos que não conseguirem retornar às salas de aula neste período terão o material de apoio à disposição. As avaliações previstas para esta semana serão canceladas e reagendadas.
A Rural retoma as atividades depois de mais de uma semana de suspensão, por causa da guerra entre milicianos, que matou o universitário Bernardo Paraíso, de 24 anos, estudante do último ano de ciências biológicas. Ele foi atingido por tiros durante um confronto armado entre grupos criminosos da região.
Além do retorno das aulas, a Rural começa a implementar novas medidas de controle de acesso e uso das vias internas do campus em Seropédica, para melhorar a segurança e a organização do tráfego. Todos os membros da comunidade acadêmica devem cadastrar seus veículos, visando garantir que apenas aqueles autorizados circulem nas instalações da universidade.
Ainda de acordo com a Rural, os estudantes poderão buscar acolhimento junto à rede de profissionais e docentes que atuam em ações de prevenção e promoção de saúde mental na instituição, através do e-mail proaes@ufrrj.br.
![Rovena Rosa/Agência Brasil Fachada do Aeroporto Internacional de Guarulhos.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Vitor Silva/Botafogo/Direitos Reservados botafogo, internacional, brasileiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 18/08/2024 - Candidatos chegam para as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)na UERJ, zona norte da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Edifício-Sede do Banco Central em Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 29/01/2025 – Chegada de chuvas faz Defesa Civil enviar alerta extremo na cidade pela primeira vez. Pedestres com guarda-chuvas no Centro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil O recenseador, Patrick Emanuel Miranda, durante sua primeiras saída para entrevistar a população para o censo demográfico 2022, na região central do Rio.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)