Anac proíbe a venda de passagens aéreas para Porto Alegre
![Mauricio Tonetto/ Secom PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 14.05.2024 - Imagens aéreas de Porto Alegre e Região Metropolitana na tarde de terça-feira, 14 de maio de 2024. Devido as fortes chuvas, o Aeroporto de Porto Alegre continua alagado pela enchente. Foto: Mauricio Tonetto/ Secom](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A venda de passagens aéreas com destino e origem em Porto Alegre está proibida, em todos os canais de comercialização, inclusive agências de viagem. A determinação vale até a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), reavaliar a medida.
O aeroporto da capital gaúcha está fechado por tempo indeterminado por causa da inundação no terminal, afetando mais de 490 mil passageiros.
A Anac determinou ainda uma alteração no contrato de transporte, assegurando que não vai ter custo adicional para os passageiros que compraram passagens para o Rio Grande do Sul. Ou seja, não vai ser cobrada a remarcação de voos com prazo de até um ano da data original. O reembolso ou crédito por cancelamento de voos com destino final alterado será total, sem cobrança de taxas.
Outra medida da Anac foi a prorrogação por 90 dias da validade de habilitações, certificados, autorizações e outros documentos de profissionais de aviação que estejam ajudando no resgate e apoio às vítimas das enchentes. A ideia é evitar que o trabalho humanitário seja interrompido por eventuais atrasos na renovação dos documentos.
![Arquivo/EBC como vídeos e comentários postados na internet podem influenciar os interesses e comportamentos individuais](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 11/02/2025 - O presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre, tendo ao lado o ministro da Fazenda Fernando Haddad, fala com jornalistas após reunião na residência oficial do Senado. Na reunião, os ministros vão entregar a Alcolumbre a lista dos projetos prioritários do governo federal em tramitação no Congresso e os que ainda serão enviados à Casa. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Kevin Mohatt/Proibida reprodução Israeli Prime Minister Benjamin Netanyahu looks on as he addresses a joint meeting of Congress at the U.S. Capitol in Washington, U.S., July 24, 2024. Reuters/Kevin Mohatt/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafael Bandeira/SCR/Direitos Reservados sport, crb, copa do nordeste](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo Trabalhadores da construção civil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joel Rodrigues/Agência Brasíli Brasília (DF), 02.05.2024 - Os candidatos do Distrito Federal que farão o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) estão aproveitando os últimos dias para revisar o conteúdo. Cerca de 160 pessoas acompanharam o último aulão preparatório promovido pela Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)