Ator Paulo César Pereio morre aos 83 anos

Publicado em 13/05/2024 - 09:46 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Morreu na tarde deste domingo (12), no Rio de Janeiro, o ator Paulo César Pereio, de 83 anos. Ele foi internado, na madrugada, em estado grave, em decorrência de uma doença hepática.

Pereio nasceu em Alegrete, no Rio Grande do Sul, e teve trabalhos marcantes na TV e teatro, onde começou nos anos de 1950. No cinema, foram mais de 60 filmes, a partir de 1964, alguns de grandes cineastas brasileiros como Glauber Rocha, Hector Babenco, Arnaldo Jabor, Hugo Carvana e Ruy Guerra.

Considerado um dos maiores nomes do cinema, atuou em produções como Terra em Transe, de Glauber, em Toda Nudez será castigada e Eu te amo, ambos de Jabor.

Também participou do elenco de Roda Viva, peça de Chico Buarque, no fim dos anos 1960.

Ex-mulher do ator, a apresentadora da TV Brasil e atriz Cissa Guimarães, prestou homenagem a Pereio em suas redes sociais. Ela reverenciou o ator e agradeceu a família que construíram juntos. “Salve Paulo César Pereio”, escreveu a apresentadora.

Diretor do documentário Pereio, Eu Te Odeio, Allan Sieber também foi às redes celebrar a trajetória do ator e se solidarizou com a família.

O velório será nesta terça-feira (12), a partir das 10h, no cinema Estação Botafogo, e o enterro está marcado para às 16h30, no Cemitério São João Batista, também em Botafogo, zona sul carioca.

Edição: Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Esportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Feminicídio zero é tema de acordo entre escolas de samba e Embratur

Uma parceria inédita acaba de se formar para o enfrentamento da violência contra mulheres no Carnaval. Os principais objetivos são prevenir, além de feminicídios, tratamento que as coloquem em lugar de objeto.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo