logo Radioagência Nacional
Geral

Cármen Lúcia é eleita presidente do TSE

Baixar
Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional
08/05/2024 - 07:50
Brasília
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia palestra no curso de iniciação para  juízes que tomaram posse este ano, na Escola da Magistratura do Estado do Rio (Emerj), no centro da cidade.
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

A ministra Cármen Lúcia foi eleita, nessa terça-feira (7),  presidente do Tribunal Superior Eleitoral no biênio 2024-2026. O ministro Nunes Marques vai assumir a vice-presidência.

Cármen Lúcia substitui o ministro Alexandre de Moraes, a partir de junho, quando ele completa dois anos no cargo.  A posse vai acontecer no início do mês de junho.

Essa é a segunda vez que a ministra estará à frente do Tribunal Superior Eleitoral. Ela foi a primeira mulher a presidir a corte eleitoral, em 2012, durante a primeira passagem pelo tribunal.

A eleição é uma formalidade, já que o cargo de presidente é ocupado de forma rotativa entre os ministros do Supremo Tribunal Federal que atuam no TSE. Cármen Lúcia já ocupava a vice-presidência.

A ministra disse que vai trabalhar para que a Justiça Eleitoral continue a atuar em benefício da democracia brasileira.

O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça, e dois advogados com notório saber jurídico indicados pelo presidente da República.

x