CCJ do Senado aprova aumento de cotas raciais para concursos públicos

Publicado em 08/05/2024 - 16:27 Por Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou a proposta que aumenta de 20% para 30% a cota para negros, indígenas e quilombolas em concursos públicos federais. A medida, que também foi prorrogada por dez anos, ainda precisa passar pela Câmara antes de virar lei. Isso porque a lei atual das cotas raciais vale apenas para a população negra, o que inclui pretos e pardos. Ela foi criada em 2014 e vence agora dia 9 de junho, por isso, a necessidade de prorrogação.

Para entrar pela cota, a pessoa vai precisar se autodeclarar negra ou parda. Para indígenas, a reserva de vagas vai valer sempre que a pessoa se identificar como parte de uma coletividade e for reconhecida por ela. E para os quilombolas, aquela pessoa que pertence a grupo étnico-racial, segundo critérios de auto-atribuição, com trajetória histórica própria, dotado de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra.

Pelo substitutivo do senador Humberto Costa (PT/PE), aprovado nesta quarta-feira (8), essa reserva de vagas vai valer sempre que o concurso tiver duas ou mais vagas. Quem se inscrever para certames pela cota, também vai disputar na ampla concorrência, mas, se for aprovado nesse tipo de vaga sai da disputa pela cota. E se a autodeclaração for negada, o candidato ainda poderá disputar as vagas destinadas à ampla concorrência, desde que fique comprovada que não houve má-fé ou fraude por parte dele. Aliás, se isso ficar comprovado depois, a nomeação poderá ser até anulada.

Edição: Roberta Lopes / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Rodovias do RS ainda sofrem impacto de enchentes que atingiram estado

O Ministério dos Transportes busca restabelecer o fluxo viário e assegurar o abastecimento das regiões atingidas. Já foram liberados mais de 80 trechos em 11 rodovias federais que cortam o estado. Atualmente, 20 trechos estão em obras ou com serviços para liberação das pistas. Alguns locais bloqueados têm acesso liberado apenas para veículos de emergência.

Baixar arquivo
Justiça

TRE suspende julgamento de cassação do governador do Rio de Janeiro

Tribunal Regional Eleitoral vai julgar se houve abuso de poder político e econômico, com uso eleitoral da máquina pública, por Cláudio Castro. 

Baixar arquivo
Geral

Lago Guaíba atinge nível mais baixo desde pico de inundação

Os rios Gravataí, na região de Canoas, Sinos, em São Leopoldo, e Caí, em Feliz, assim como o Rio Uruguaiana, também continuam em alerta vermelho, acima da cota de inundação.

Baixar arquivo
Geral

Como proteger crianças e adolescentes na internet

Denúncias sobre abuso sexual de crianças na internet bateram recorde em 2023. Especialistas defendem maior vigilância das redes sociais e o diálogo entre pais e filhos como algumas das medidas para enfrentar crimes virtuais. 

 

Baixar arquivo
Geral

Entenda a tragédia climática ocorrida no Rio Grande do Sul

As fortes chuvas que castigam o Rio Grande do Sul desde o fim de abril causaram estragos que ainda não foram calculados.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MPF vai acompanhar medidas para proteger povos indígenas ameaçados

As medidas foram determinadas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, que apontou, em julho do ano passado, "extrema gravidade" enfrentada pelos povos Yanomami, Ye'Kwana e Munduruku, que somam quase 50 mil pessoas em Roraima, Amazonas e Pará, e são afetados pelas invasões e atividades ilegais de mineração. 

Baixar arquivo