Central vai distribuir alimentos para cozinhas solidárias no RS

A estimativa é que o estado tenha 400 cozinhas comunitárias

Publicado em 24/05/2024 - 20:45 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Porto Alegre

Uma central para distribuir alimentos para as cozinhas solidárias do Rio Grande do Sul foi lançada nesta sexta-feira (24). O objetivo é garantir que todas as cozinhas, que hoje atendem abrigos de atingidos pelas enchentes, sejam abastecidas regularmente.

A cerimônia foi na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em Porto Alegre, onde se instalou uma cozinha solidária. Dali saem refeições para mutirões de limpeza na cidade, como diz o fundador do movimento A Fome Tem Pressa, Rogério Daló, que comanda a cozinha.

“Hoje, por exemplo, desde segunda-feira nós estamos todos os dias alimentando Sarandí. Lá temos mutirões, tem mais de 500 famílias voltando, limpando casas e não tem jeito de fazer comida nas casas. Então, a gente tem estabelecido uma rotina, nós botamos 250, 280 marmitas, mais um grupo complementa com mais 100, e a tardezinha com mais 300 sanduíches”.

A ideia é que a central funcione como uma mini-seasa das cozinhas solidárias do Rio Grande do Sul: identificar a necessidade de cada cozinha, quais estão com excesso de ingredientes e quais estão em falta e assim fazer uma distribuição mais racional.

A central de abastecimento vai atender cerca de 400 cozinhas no estado diz o coordenador do fórum estadual de segurança alimentar e nutricional Juliano de Sá.

“Nós estamos falando de algo em torno 400 cozinhas solidárias comunitárias. Esse potencial hoje, sem dúvida nenhuma, já passa de torno de 40 mil refeições diárias. De pratos de comida feito, seja no café da manhã, seja no almoço, no café da tarde e no jantar”.

O governo federal vai apoiar a proposta com a contratação dos Correios para a logística de abastecimento das cozinhas no estado.

Edição: Roberta Lopes / Fran de Paula

Últimas notícias
Esportes

Grêmio, São Paulo e Fluminense vencem na Libertadores

Pela Libertadores da América, o Grêmio goleou o The Strongest, da Bolívia, por 4 x 0  no estádio Coito Pereira. De virada, o Fluminense bateu o Alianza Lima, do Peru, por 3x2, no Maracanã. O São Paulo passou pelo Talleres, da Argentina, no Morumbis, 2x0

Baixar arquivo
Economia

Prazo do Desenrola Fies é prorrogado para 31 de agosto

Antes, a data limite para o programa de renegociação de dívidas seria nesta sexta-feira (31), mas o governo decidiu adiar o prazo por mais três meses porque menos de 23% do público esperado concretizou as negociações.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa revela perfil de mulheres empreendedoras no Rio de Janeiro

Levantamento mostra que 86% das mulheres desempenham todas as funções no seu empreendimento.

Baixar arquivo
Geral

Governo vai comprar imóveis para desabrigados no Rio Grande do Sul

Inicialmente, o governo federal pretende disponibilizar quase duas mil casas às famílias gaúchas sem moradia.

Baixar arquivo
Segurança

Maio Laranja: PF prende 45 acusados de abuso sexual infantil

As prisões ocorreram em 22 estados. Foram realizadas 110 operações de combate a esse tipo de crime no país, mobilizando mais de 550 agentes. 

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde estima 1,6 mil casos de leptospirose no RS

O número é quatro vezes maior do que o total de casos da doença ao longo do ano passado no estado, que foram 400.

Baixar arquivo