Central vai distribuir alimentos para cozinhas solidárias no RS

A estimativa é que o estado tenha 400 cozinhas comunitárias

Publicado em 24/05/2024 - 20:45 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Porto Alegre

Uma central para distribuir alimentos para as cozinhas solidárias do Rio Grande do Sul foi lançada nesta sexta-feira (24). O objetivo é garantir que todas as cozinhas, que hoje atendem abrigos de atingidos pelas enchentes, sejam abastecidas regularmente.

A cerimônia foi na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em Porto Alegre, onde se instalou uma cozinha solidária. Dali saem refeições para mutirões de limpeza na cidade, como diz o fundador do movimento A Fome Tem Pressa, Rogério Daló, que comanda a cozinha.

“Hoje, por exemplo, desde segunda-feira nós estamos todos os dias alimentando Sarandí. Lá temos mutirões, tem mais de 500 famílias voltando, limpando casas e não tem jeito de fazer comida nas casas. Então, a gente tem estabelecido uma rotina, nós botamos 250, 280 marmitas, mais um grupo complementa com mais 100, e a tardezinha com mais 300 sanduíches”.

A ideia é que a central funcione como uma mini-seasa das cozinhas solidárias do Rio Grande do Sul: identificar a necessidade de cada cozinha, quais estão com excesso de ingredientes e quais estão em falta e assim fazer uma distribuição mais racional.

A central de abastecimento vai atender cerca de 400 cozinhas no estado diz o coordenador do fórum estadual de segurança alimentar e nutricional Juliano de Sá.

“Nós estamos falando de algo em torno 400 cozinhas solidárias comunitárias. Esse potencial hoje, sem dúvida nenhuma, já passa de torno de 40 mil refeições diárias. De pratos de comida feito, seja no café da manhã, seja no almoço, no café da tarde e no jantar”.

O governo federal vai apoiar a proposta com a contratação dos Correios para a logística de abastecimento das cozinhas no estado.

Edição: Roberta Lopes / Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

Fecomércio vai construir centros humanitários de acolhimento no RS

Governo gaúcho e Fecomércio assinaram termo de cooperação para a construção de cinco centros de acolhimento. 

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: Donald Trump disse que vai recorrer da condenação

Trump ainda é réu em outros três processos criminais, incluindo o que é acusado de conspiração para reverter o resultado da eleição de 2020, que culminou com a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Baixar arquivo
Cultura

RN: Mossoró dá a largada aos festejos juninos na cidade

Começa neste sábado (01), mais uma edição do Mossoró Cidade Junina.

Baixar arquivo
Geral

RS: programa busca solução para manejo de animais vítimas de enchentes

Muitos gaúchos já começaram a voltar pra casa mesmo tendo perdido tudo. É tempo de recomeçar... E a situação dos animais em abrigos é um problema que também preocupa. 

Baixar arquivo
Segurança

PF prende 2 acusados de ameaçar a família de Alexandre de Moraes

Duas pessoas foram presas nesta sexta-feira (31) pela Polícia Federal, acusadas de ameaçar a família do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Educação

Bibliotecas públicas vão ter o acervo renovado

Bibliotecas públicas e comunitárias mapeadas pelo Ministério da Cultura irão receber obras literárias para atualizar seus acervos. Serão ao todo cerca de seis mil beneficiadas.

Baixar arquivo