Chip permite identificar cães resgatados no Rio Grande do Sul

Publicado em 24/05/2024 - 14:37 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Milhares de animais domésticos foram resgatados nas enchentes do Rio Grande do Sul. Mas, em muitos casos, ainda não foi possível encontrar os tutores dos bichinhos. Para ajudar na reaproximação dos pets e seus donos, a Ceitec, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, desenvolveu um sistema de chips que permite a identificação de cães resgatados das enchentes.

A ação acontece em etapas. Primeiro, os chips de identificação animal da Ceitec são fixados em coleiras doadas por uma empresa. Cada chip recebe uma identificação, que é afixada no box do animal com a mesma numeração. Depois, as informações são colocadas em um sistema da internet.

Os animais cadastrados estão atualmente abrigados no Centro Vida, na zona norte de Porto Alegre. Por enquanto, estão sendo atendidos mais de 400 pets. Depois, o projeto vai se estender a outros locais.

Informações sobre os animais já cadastradas no Centro Vida, que ainda não têm tutor identificado, podem ser acessadas pelo site www.acharmeupetrs.com.br.

O projeto também vai colaborar no processo de adoção dos animais, nos casos em que não é possível localizar os tutores.

Edição: Leila Santos / Liliane Farias

Últimas notícias
Esportes

Futebol: América/MG joga contra o Santos

No vôlei, o Brasil bate a Argentina no tiebreak e joga contra a Sérvia nesta sexta, às 21h. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Corte Interamericana vê avanços positivos na proteção ao povo yanomami

Presidente Lula se reuniu com juízes da Corte Interamericana de Diretos Humanos no Palácio do Planalto, em Brasília. 

Baixar arquivo
Educação

Instituições de ensino vão decidir rumos da greve na próxima segunda

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) critica ultimado do governo e quer seguir negociando. 

Baixar arquivo
Geral

Araraquara vai receber recursos para obras de drenagem e reurbanização

O município, que fica a cerca de 300 km da capital paulista, sofreu com enchentes no ano passado. Na época, a cidade entrou em emergência devido às fortes chuvas, que deixaram mortos e feridos. 

Baixar arquivo
Saúde

Cobertura vacinal contra a covid apresenta queda nas doses de reforço

O esquema básico de duas doses, foi tomado por 88,2% da população acima de 5 anos. Mas quando são consideradas as doses recomendadas, o número cai para 58,6%. Segundo a analista do IBGE, Rosa Doria, as pessoas "estão tomando as duas doses, mas nem todas estão tomando os reforços necessários”.

Baixar arquivo
Geral

RS tem previsão de baixa temperatura, chuva e granizo no fim de semana

A circulação marítima associada a um ciclone no oceano mantém o tempo instável no estado ate domingo. As mínimas podem ficar abaixo de zero nas Serras do Sul e na Campanha Gaúcha.

Baixar arquivo