Com volta das chuvas, bairros voltam a alagar em Porto Alegre

Em alguns locais, estações de bombeamento só funcionaram parcialmente

Publicado em 23/05/2024 - 21:51 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Porto Alegre

Bairros que estavam secos voltaram a ficar alagados em Porto Alegre com a chuva forte desta quinta-feira (23).

O bairro Menino Deus, centro sul da cidade, voltou a ter enchente. De manhã, na Rua Mússil Teixeira, quase esquina com a coronel André Belo, Thayara da Silva corria para guardar as coisas e sair de casa. Ela não queria pagar para ver, porque a casa já tinha ficado alagada antes.

"Mas a gente não vai ficar para esperar, né! Porque, da outra vez, eles não avisaram que era para a gente sair. Quando vê, a água está no mesmo lugar que está hoje".

Também houve resgates na Avenida José de Alencar, centro sul da capital gaúcha.

Ali próximo, no bairro Praia de Belas, na avenida de mesmo nome, a reportagem entrou no alagamento. A água ficava acima do joelho. A força da água era forte, especialmente onde havia correntezas que se formavam no encontro das ruas.  

A gente seguiu um caminhão do Exército, com militares de Curitiba, que resgataram oito pessoas num prédio.

"A gente voltou desde o domingo e agora a água está subindo de novo. A gente mora no térreo. Perdeu tudo. Estava na fase de limpeza do apartamento, e aí hoje veio dar continuidade a isso e aconteceu tudo de novo". 

Na Avenida Getúlio Vargas, a Andréia de Sá, dona de um restaurante, pedia para os carros passarem devagar para não formar ondas e evitar que a água entrasse no restaurante.

"E ontem a gente começou com a reconstrução, de pintar a parede. Ainda tem uns freezers que não funcionam. Conseguimos algumas mesas, cadeiras emprestadas de um amigo, vizinho de churrascaria, e já estávamos com um plano de abrir semana que vem. Então aí, do nada, começou. E no desespero, eu comecei a atacar os carros da rua para que não criasse a onda, não entrasse dentro da loja de novo". 

De acordo com o Departamento Municipal de Águas e Esgoto, as estações de bombeamento dessas áreas não funcionaram plenamente, por isso a água permaneceu nesses locais.

Edição: Roberta Lopes / Liliane Farias

Últimas notícias
Segurança

Governo brasileiro pede desculpas por abordagem da PM a jovens negros

Itamaraty fez um pedido formal de desculpas aos embaixadores do Gabão, Burkina Faso e Canadá. Eles são pais dos adolescentes negros abordados de forma hostil pela Polícia Militar no Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Saúde

InfoGripe alerta para alta circulação de vírus sincicial em crianças

A análise aponta alta incidência e mortalidade nessa faixa etária. O rinovírus também se destaca nos diagnósticos de Síndrome Respiratória Aguda Grave na população infantil.

Baixar arquivo
Política

Regras da reforma tributária vão ao plenário sem consenso, diz Padilha

O ministro das Relações Institucionais acredita que o Congresso Nacional vai conseguir votar a pauta antes do recesso parlamentar. 

Baixar arquivo
Geral

Porto Alegre recolheu 92 mil toneladas de resíduos das enchentes

O serviço, que começou em 6 de maio, contou com 1,5 mil garis e 621 equipamentos, como caminhões de hidro jato. Foram retirados entulhos, foi feita a raspagem do lodo da enchente, as ruas, varridas e bocas-de-lobo e calçadas, limpas.

Baixar arquivo
Geral

Governo vai financiar a entrada para a compra de casas do MCMV no RS

O governo vai pagar até R$ 40 mil do valor de entrada do financiamento habitacional na faixa 3 do programa Minha Casa, Minha Vida. 

Baixar arquivo
Internacional

Após 14 anos, Partido Trabalhista volta ao poder no Reino Unido

Keir Starmer assumiu como primeiro-ministro após vitória esmagadora do Partido Trabalhista, que conquistou 412 assentos no Parlamento britânico.

Baixar arquivo