Chuvas RS: solidariedade move iniciativas de doações pelo país

Publicado em 10/05/2024 - 20:38 Por Tatiana Alves - Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A solidariedade está em alta, ecoando não apenas no ar, mas também nas estradas, águas e, sobretudo, nos corações das pessoas comuns em todo o Brasil, consternadas com as enchentes que assolaram mais de 80% das cidades gaúchas.

Diversas iniciativas por todo o país estão em curso para a coleta de doações. Uma dessas iniciativas é liderada pela advogada Giovana Adamoli, residente em Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul. Giovana mobilizou recursos junto a conhecidos e assumiu a responsabilidade pela aquisição de alimentos para auxiliar os desabrigados.

"Tivemos uma enchente no ano passado, mas dessa vez não fomos afetados. A cidade está se mobilizando para ajudar na reconstrução, arrecadando itens. Tem um local aqui que está abrigando pessoas de Canoas e oferecendo refeições".

Além da assistência material, muitos estão oferecendo apoio emocional aos afetados para ajudá-los a lidar com a situação. É o caso da psicóloga Cláudia Nagau, de São José dos Campos, em São Paulo, que está promovendo atendimentos virtuais para as vítimas.

"Isso pode ajudar as pessoas a aliviar seu sofrimento. Existe todo um manejo clínico para lidar com essas questões extremas. A fala cura a partir do momento que a pessoa expressa seus sentimentos, o que a faz se sentir melhor."

Do lado das forças de segurança, a Força Aérea Brasileira iniciará uma operação conjunta com o Exército Brasileiro e membros da sociedade civil em apoio à população gaúcha.

A partir deste sábado, uma aeronave da FAB transportará doações da Base Aérea de Brasília para Canoas. Paralelamente, 20 carretas do Exército e de empresários voluntários auxiliarão no transporte das doações arrecadadas por meio da campanha "Todos Unidos pelo Sul". Esse esforço conjunto facilitará a entrega de 400 toneladas de itens essenciais.

Edição: Daniella Longuinho e Líria Jade

Últimas notícias
Meio Ambiente

Em 39 anos, queimadas afetaram quase um quarto do território nacional

A cada ano, uma média de 18,3 milhões de hectares são afetados pelo fogo: pouco mais de 2% do país. Em 2023, a área foi um pouco menor: 16 milhões de hectares. A estação seca, entre julho e outubro, concentra 79% das ocorrências. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estado de SP entra em alerta para risco de incêndios

O estado de São Paulo entrou em alerta para incêndio nesta semana.

Baixar arquivo
Política

Votação do Novo Ensino Médio é adiada novamente em comissão do Senado

O adiamento ocorreu por um novo pedido de vista na Comissão de Educação. E a relatora fez novas alterações no texto - entre elas, a volta da carga horária das disciplinas básicas como tinha sido aprovada na Câmara.

Baixar arquivo
Política

MPRJ denuncia deputada Lucinha por suposto envolvimento com milícia

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou a deputada estadual Lúcia Helena Pinto de Barros, por suposto envolvimento com a maior milícia da Zona Oeste, controlada pelo miliciano Luiz Antônio da Silva Braga, o Zinho. Também foi denunciada a ex-assessora parlamentar, Ariane Afonso Lima.

Baixar arquivo
Cultura

Justiça determina medidas de preservação em sítio arqueológico na BA

A Justiça Federal baiana determinou que o governo federal, Iphan e a cidade de Morro do Chapéu, localizada na Bahia, adotem medidas urgentes na preservação dos sítios arqueológicos de Paxola e Pedra do Lorde, que abrigam em suas pedras, pinturas e inscrições rupestres, além de flora e fauna nativas.

Baixar arquivo
Economia

Preços de produtos juninos aumentaram 5,74% em 12 meses, aponta FGV

Nesse mesmo período, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPCA) foi de apenas 3,28%.

Baixar arquivo