![Rovena Rosa/Agência Brasil Acervo da Cinemateca Brasileira, instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira, na Vila Clementino.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Um fato inédito na história da Cinemateca Brasileira se concretizou esta semana. Pela primeira vez, a instituição recuperou, catalogou e digitalizou, através do projeto Viva Cinemateca, mais de 1.700 filmes brasileiros produzidos entre os anos 1900 e 1950. Para esta empreitada, que durou dois anos e recuperou 3.392 rolos de filmes, foram contratadas pelo menos 30 pessoas entre pesquisadores e técnicos de preservação e documentação, vindos de várias partes do país.
Das raridades que foram digitalizadas, muitas delas não são necessariamente filmes ficcionais em longa-metragem, mas sim registros históricos sociais, cinejornais, documentários, filmes domésticos e publicitários. Entre eles, um trecho de pouco mais de 4 minutos do filme “Barulho na Universidade” do cineasta Watson Macedo, realizado em 1943 e que era dado como totalmente perdido. E também do filme “Cerimônias e Festa da Igreja em Santa Maria”, com imagens da inauguração, em 1909, da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
Foi digitalizado também Amazônia e Rio Exposição, de 1922, que é uma compilação de imagens feitas por Silvino Santos entre 1919 e 1926 na região Norte do país e no Rio de Janeiro, quando a cidade ainda era a capital federal do país.
As imagens filmadas são originalmente de películas em nitrato de celulose, usadas nos primeiros anos da indústria cinematográfica e são materiais extremamente delicados e que podem entrar em autocombustão. Pelo menos 4 incêndios da história da cinemateca atingiram parte do acervo nos anos 1957, 1969, 1982 e o último deles, em 2016.
O Viva Cinemateca, projeto de cerca de 15 milhões de reais, é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. É uma plataforma que reúne os grandes projetos da Cinemateca voltados à recuperação de importantes acervos, além da modernização de sua infraestrutura técnica. No site vivacinemateca.org.br é possível assistir, de graça, parte da cinematografia recuperada.
![hosnysalah/Pixabay Membro da imprensa, Jornalista, fotógrafo, em cobertura de guerra ou conflito. Foto: hosnysalah/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gilvan de Souza/CRF/Direitos Reservados bruno henrique, flamengo, supercopa do brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 10/12/2024 O Vice-presidente Geraldo Alckmin recebe o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, no Palácio do Itamaraty Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Emanuel Cavalcante/Divulgação Embrapa Amapá Agricultores familiares fazem colheita manual de feijão-caupi](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 12/02/2025 - A deputada federal Benedita da Silva, fala no painel Encontro de Prefeitas, Vice-prefeitas e Gestoras Municipais durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)