Colecionador alemão doa mais de mil fósseis para Museu Nacional no Rio

Publicado em 07/05/2024 - 16:48 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O acervo do Museu Nacional acaba de ganhar mais de mil fósseis de plantas, insetos, crustáceos, répteis e anfíbios, doados pelo colecionador alemão, Burkhard Pohl. O anúncio foi feito nesta terça-feira (7), durante uma coletiva de imprensa no museu, que fica na zona norte do Rio de Janeiro.

Todos os fósseis foram coletados na Chapada do Araripe, nos estados de Pernambuco, Piauí e Ceará. São rochas do período cretáceo, com cerca de 100 milhões de anos, da época em que o supercontinente Gondwana se fragmentou, dando origem aos continentes do hemisfério sul. 

Os dois maiores destaques das novas aquisições são ainda desconhecidos na literatura científica: um fóssil do  Pterossauro Tupandactlus Imperator, o mais preservado dessa espécie de dinossauros. O animal era um réptil voador de hábitos diurnos e herbívoros. O outro é o fóssil de um lagarto aquático, com aparência de cobra e quatro patas.

Segundo o presidente do Museu Nacional, Alexander Kellner, essa é uma das cinco doações mais importantes feitas desde o devastador incêndio de setembro de 2018.

O Museu Nacional é uma instituição autônoma, ligada à Universidade Federal do Rio de Janeiro, e completou 200 anos justamente quando o fogo consumiu boa parte do seu importante acervo.

O imponente Palácio onde funciona, e que foi recuperado das cinzas, serviu de residência para a Família Real Portuguesa e sede do Governo Imperial.

Com previsão de reabertura para 2026, é a mais antiga instituição científica do país e, até o incêndio de 2018, encabeçava a lista dos maiores museus de história natural e de antropologia das Américas.

 

Edição: Vitoria Elizabeth / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF vai acompanhar medidas para proteger povos indígenas ameaçados

As medidas foram determinadas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, que apontou, em julho do ano passado, "extrema gravidade" enfrentada pelos povos Yanomami, Ye'Kwana e Munduruku, que somam quase 50 mil pessoas em Roraima, Amazonas e Pará, e são afetados pelas invasões e atividades ilegais de mineração. 

Baixar arquivo
Internacional

Homem morre após tentar incendiar sinagoga na França

O crime ocorreu na cidade de Rouen, no noroeste da França, a 140 km de Paris.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Marina Silva fala sobre o futuro do Meio Ambiente

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou nesta sexta-feira a importância de ações preventivas em áreas de risco, especialmente diante de grandes catástrofes como a recente no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Vice-governador apresenta proposta de “cidades temporárias"

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, apresentou nesta sexta-feira uma proposta de criação de "cidades temporárias" nos municípios da Região Metropolitana.

Baixar arquivo
Geral

Píer flutuante dos EUA entra em operação em Gaza

O Exército de Israel anunciou a recuperação dos corpos de três reféns que foram capturados pelo Hamas durante o ataque de sete de outubro. Os corpos foram encontrados em um túnel na Faixa de Gaza durante uma operação militar na última noite.

Baixar arquivo
Geral

Chega a 154 número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

O panorama foi atualizado na noite desta sexta-feira (17) pelo governo do estado.

Baixar arquivo