A engenheira Magda Chambriard poderá tomar posse já na sexta-feira (24) na presidência da Petrobras, caso até lá ela tenha sido aprovada pelo Conselho de Administração da empresa.
A indicação já passou pela análise das áreas de Integridade e de Recursos Humanos da Petrobras e chegou à fase de avaliação dos comitês de Elegibilidade e de Pessoas da empresa.
Caso essa etapa seja concluída até sexta-feira, é possível que no mesmo dia o nome de Magda seja apreciado pelo Conselho de Administração, a quem cabe aprovar a indicação para a presidência e como membro do próprio conselho.
As avaliações fazem parte do processo de governança da Petrobras e costumam levar até 15 dias.
Atualmente a presidência da companhia é ocupada, de forma interina, pela diretora executiva de Assuntos Corporativos, Clarice Coppetti. Ela fica no cargo até a eleição e posse do novo titular, conforme determina o Estatuto Social da estatal. A vacância do cargo ocorreu na semana passada, com a saída do o ex-presidente Jean Paul Prates.
Magda Chambriard é engenheira química e civil e iniciou sua carreira na Petrobras em 1980. Foi cedida à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2002. Tornou-se diretora da ANP em 2008. Em 2012, chegou à diretoria-geral da agência no governo Dilma Roussef.
*Com informações da Agência Brasil