logo Radioagência Nacional
Geral

Doações para o RS: colchões e cobertores estão entre as prioridades

Baixar
Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional
04/05/2024 - 12:35
Brasília
Neste sábado (4), integrantes do governo estão em Canoas e Porto Alegre, conforme definido em reunião da Sala de Situação que foi estruturada, em Brasília, para acompanhar as ações de socorro e assistência aos atingidos pelas fortes chuvas no estado. Entre as agendas, está a instauração do gabinete de crise do governo federal no Rio Grande do Sul Ajuda humanitária armazenada na base aérea de canoas. Foto: Lucas Leffa/Secom-PR
© Lucas Leffa/Secom-PR

Colchões, cobertores, e roupas de cama e banho são os itens mais importantes para doação aos atingidos pela chuva no Rio Grande do Sul. A orientação é da Defesa Civil Estadual.

Os materiais podem ser entregues no Centro Logístico da Defesa Civil, na Avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre. O telefone é (51) 3210 4255.

O Pix da conta SOS Rio Grande do Sul, reativada pelo governo gaúcho para receber doações, é o CNPJ: 92.958.800/0001-38, no Banrisul, Banco do Estado do Rio Grande do Sul.

A organização Ação da Cidadania também está reunindo materiais para entregar no Rio Grande do Sul. O diretor-executivo Kiko Afonso explica que neste primeiro momento, as pessoas precisam de produtos que estejam prontos para serem consumidos.

“Não adianta, muitas vezes, você fazer doação de uma cesta básica para uma família que perdeu sua casa, por exemplo. Porque ela não vai ter onde preparar esse alimento. Então, o foco inicial é alimento pronto, água e os itens que são solicitados, como cobertor, colchonete, para abrigos”.

Kiko Afonso explica que doações em dinheiro são melhores, porque podem ser usadas exatamente para a necessidade de cada caso.

“Permite ter essa flexibilidade de, naquele momento, comprar um botijão de gás, um colchão, alguma coisa que seja a necessidade daquele momento. Muitas vezes, quando a gente recebe os insumos, acaba que tem uma sobrecarga de roupa, de alimento e a gente não consegue desaguar em curto praz”.  

A doação para a Ação da Cidadania pode ser feita pelo site acaodacidadania.org.br/emergencias ou pelo pix: sos@acaodacidadania.org.br. Os comitês da organização em Porto Alegre e Canoas também estão recebendo itens doados.

x