Doações para o RS: colchões e cobertores estão entre as prioridades

Publicado em 04/05/2024 - 12:35 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Colchões, cobertores, e roupas de cama e banho são os itens mais importantes para doação aos atingidos pela chuva no Rio Grande do Sul. A orientação é da Defesa Civil Estadual.

Os materiais podem ser entregues no Centro Logístico da Defesa Civil, na Avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre. O telefone é (51) 3210 4255.

O Pix da conta SOS Rio Grande do Sul, reativada pelo governo gaúcho para receber doações, é o CNPJ: 92.958.800/0001-38, no Banrisul, Banco do Estado do Rio Grande do Sul.

A organização Ação da Cidadania também está reunindo materiais para entregar no Rio Grande do Sul. O diretor-executivo Kiko Afonso explica que neste primeiro momento, as pessoas precisam de produtos que estejam prontos para serem consumidos.

“Não adianta, muitas vezes, você fazer doação de uma cesta básica para uma família que perdeu sua casa, por exemplo. Porque ela não vai ter onde preparar esse alimento. Então, o foco inicial é alimento pronto, água e os itens que são solicitados, como cobertor, colchonete, para abrigos”.

Kiko Afonso explica que doações em dinheiro são melhores, porque podem ser usadas exatamente para a necessidade de cada caso.

“Permite ter essa flexibilidade de, naquele momento, comprar um botijão de gás, um colchão, alguma coisa que seja a necessidade daquele momento. Muitas vezes, quando a gente recebe os insumos, acaba que tem uma sobrecarga de roupa, de alimento e a gente não consegue desaguar em curto praz”.  

A doação para a Ação da Cidadania pode ser feita pelo site acaodacidadania.org.br/emergencias ou pelo pix: sos@acaodacidadania.org.br. Os comitês da organização em Porto Alegre e Canoas também estão recebendo itens doados.

Edição: Daniel Ito / Fran de Paula

Últimas notícias
Meio Ambiente

Chuvas deixam cidades pernambucanas em estado de alerta

Recife está em alerta laranja por causa das chuvas que atingiram a cidade entre sexta (14) e  sábado (15). Em outros muncípios de Pernambuco, as chuvas foram ainda mais intensas e ficaram acima de 100 milímetros. 

Baixar arquivo
Política

Presidente critica PL que equipara aborto a homicídio

Presidente Lula disse que aborto deve ser tratado com problema de saúde pública e chamou de insanidade a proposta de punir a mulher vítima de estupro que faz o aborto com pena maior que a do estuprador. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Viva Maria: "PL do estupro" coloca maternidade desejada em pauta

A gravidez desejada e os direitos reprodutivos serão tema de debate organizado por cientistas sociais. Assunto entra em pauta com aprovação do regime de urgência do PL 1904 que equipara o aborto, mesmo no caso de gravidez resultante de estupro, a homicídio 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Golpes pela internet aumentam contra população idosa

Cada vez mais conectada, a terceira idade tem sido um dos principais alvos de quadrilhas especializadas em crimes cibernéticos. No Dia Nacional de Combate a Violência contra o idoso, lembrado em 15 de junho, uma das orientações é redobrar a atenção para esses riscos.

Baixar arquivo
Geral

Governo não vai apoiar mudanças na lei do aborto, diz Padilha

A declaração vem após a Câmara dos Deputados aprovar regime de urgência do projeto que iguala o aborto, depois de 22 semanas de gestação, ao crime de homicídio. Com isso, a pena máxima para quem fizer o procedimento, aumenta de dez para 20 anos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo cria sala de situação para prevenção de desastres ambientais

A prioridade é combater a estiagem e incêndios na Amazônia e no Pantanal. 

Baixar arquivo