Alagamentos no RS: gaúchos vão até Santa Catarina para comprar comida

Publicado em 09/05/2024 - 11:42 Por Jeferson Corrêa - repórter da rádio Joinville Cultural FM - Santa Catarina

As enchentes do Rio Grande do Sul têm alterado a rotina da Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina, a Ceasa da cidade de São José, na região metropolitana de Florianópolis.

Esta semana, mercados e verdureiras do estado gaúcho estão indo até Santa Catarina para abastecer seus estabelecimentos, pois a Ceasa de Porto Alegre está fechada por causa dos alagamentos.

Entre segunda e quarta-feira, o Ceasa de São José recebeu cerca de 10 caminhões por dia com motoristas gaúchos. Já foram vendidas cerca de 400 toneladas de alimentos a mais do que o normal. Os números são da Ceasa de Santa Catarina. Ainda segundo a administração da Central, esses números devem aumentar.

A ida de comerciantes do Rio Grande do Sul para comprar alimentos em Santa Catarina acontece principalmente por aqueles que estão nas cidades próximas à divisa entre os dois estados.

O nível da água da Ceasa de Porto Alegre chegou a dois metros. As operações foram transferidas temporariamente para o Centro de distribuição de uma farmácia, no quilômetro 80 da Freeway, na cidade de Gravataí.

Um outro problema apontado pelos comerciantes é que vários produtores rurais não estão conseguindo entregar os produtos por causa do bloqueio das estradas entre as lavouras e os centros urbanos do Rio Grande do Sul.

Últimas notícias
Educação

Alunos de 36 escolas de Porto Alegre retornam às aulas nesta semana

Secretaria Municipal de Educação determinou o retorno das aulas em todas as escolas que não foram diretamente atingidas pelas cheias e que estão com abastecimento de água e energia.

Baixar arquivo
Internacional

Cai helicóptero que transportava presidente do Irã

O acidente ocorreu neste domingo. A aeronave atravessava uma área montanhosa sob forte neblina ao retornar de uma visita à fronteira do Azerbaijão. 

Baixar arquivo
Geral

Voluntários organizam complexo de apoio e resgates em Porto Alegre

De forma espontânea, os voluntários formaram uma grande estrutura para ajudar pessoas que tiveram as casas invadidas pela água e para quem faz os resgates. O espaço oferece uma estrutura com atendimento médico, psicológico, alimentação, roupas e uma clínica veterinária.

Baixar arquivo
Geral

Água baixa e cidades começam a ser reconstruídas no Rio Grande do Sul

Cidades atingidas pela água do Rio Taquari vão se reconstruindo enquanto as marcas da destruição causada pela enchente permanecem à vista.

Baixar arquivo
Geral

Conab distribui toneladas de alimentos aos atingidos por chuvas no RS

 Conab vai realizar leilão para a compra de mais 45 mil cestas de alimentos para o atendimento às famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Cai de 94 para 89 o número de desaparecidos no Rio Grande do Sul

O governo do estado planeja a instalação de cidades provisórias em Canoas, Porto Alegre, São Leopoldo e Guaíba - municípios com maior número de pessoas em abrigos.

Baixar arquivo