Governo vai comprar imóveis para desabrigados no Rio Grande do Sul

Publicado em 29/05/2024 - 21:48 Por Daniel Ito - repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 30/05/2024 - 09:21

O governo federal vai comprar imóveis para atender as pessoas desabrigadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul desde o fim de abril. O anúncio foi feito pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, nesta quarta-feira (29), em Porto Alegre.

Inicialmente, o governo pretende disponibilizar quase 2 mil casas às famílias gaúchas sem moradia.

Uma das ações vai ser a compra assistida de imóveis usados, que poderão ser indicados pela população nos próximos dias e avaliados pela Caixa Econômica Federal para, depois, serem comprados e imediatamente entregues aos desabrigados.

Outra modalidade vai ser a compra de casas e apartamentos novos ou em construção nas cidades atingidas, com valor limitado ao teto das Faixas 1 e 2 do programa Minha Casa, Minha Vida. Para isso, empresas, construtoras e imobiliárias poderão registrar os imóveis em um site que a Caixa divulgará em breve.

O governo também vai permitir que proprietários de imóveis particulares vendam ao governo federal, dentro do valor estipulado. Esses imóveis serão avaliados pela Caixa antes da compra e destinação aos desabrigados.

Além disso, imóveis em leilão na Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e instituições privadas também vão ser destinados às famílias atingidas. Caso necessitem de reparos, as famílias receberão recursos da Caixa para realizar as reformas.

O governo federal também estuda outras possibilidades para aumentar a oferta de imóveis. A intenção é acelerar a oferta de moradias para as famílias desabrigadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Edição: Rádio Nacional / Liliane Farias

Últimas notícias
Cultura

Depois de enchentes, Porto Alegre enfrenta "apagão" na cultura

Só uma editora precisou jogar 12 mil livros fora. Primeiro levantamento sobre o impacto das cheias no setor cultural aponta quase 240 eventos cancelados e locais fechados, como  museus, teatros e gráficas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Violência contra idosos tem aumento de quase 50 mil casos em 2023

Entre 2020 e 2023, 400 mil denúncias foram recebidas pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. A violência contra a mulher idosa teve o maior número de denúncias notificadas, com 67% dos casos registrados somente em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

México registra primeira morte por nova variante de gripe aviária

Morte por H5N2 aconteceu há duas semanas, mas caso foi confirmado agora. Especialista diz que é preciso ter atenção, mas a preocupação deve ser maior com variantes que tem maior circulação no país, como o H1N1

Baixar arquivo
Economia

Em Brasília, consumidores enfrentam filas no Dia Livre de Impostos

Organizado por comerciantes, o Dia Livre de Impostos quer mostrar o impacto dos tributos nos preços dos produtos. Economistas lembram que não existe país sem impostos. 

Baixar arquivo
Geral

Aeroporto de Guarulhos não poderá aumentar frequência semanal de voos

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, Anac, o aeroporto apresenta falhas estruturais, como na sinalização horizontal nos pátios de aeronaves.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo de SP prevê R$330 milhões em ações para meio ambiente

Entre as iniciativas, está o desassoreamento de rios, obras de piscinões, contenção de cheias e proteção de encostas. Também haverá ampliação do uso de tecnologia para o monitoramento de eventos climáticos.

Baixar arquivo