Guaíba segue acima dos 4 m; maio é o recordista em chuvas desde 1916

Prefeitura usa sacos de areia e cimento para bloquear comportas

Publicado em 26/05/2024 - 10:14 Por Gabriel Brum - Porto Alegre

O nível do Guaíba neste domingo (26) permanece acima dos quatro metros. Às sete horas da manhã, ele estava com 4,13 metros de cota. As chuvas de quinta e sexta contribuíram para o aumento do nível.

Outro fator é o Minuano, vento que vem do Sul e segura a vazão do Guaíba para a Lagoa dos Patos.

De acordo com a Defesa Civil de Porto Alegre, maio de 2024 já é o mês que mais choveu na história, pelo menos desde 1916, quando as medições começaram. São mais de 486 milímetros acumulados até a última sexta-feira, dia 24.

Nesse sábado, a prefeitura de Porto Alegre começou a bloquear as comportas com sacos de areia e cimento para tentar barrar o fluxo de água e evitar que avance sobre a cidade. Isso porque os portões estão estragados e não fecham direito.

 

Edição: Ana Lúcia Caldas /Israel do Vale

Últimas notícias
Direitos Humanos

Dia de Luta PcD: Ingressar no mercado de trabalho ainda é desafio

Quase 600 mil pessoas com deficiência e reabilitadas estão no mercado de trabalho no Brasil. Apesar disso, ingressar no ambiente de trabalho, especialmente no primeiro emprego, é um desafio para muitas delas, especialmente devido às barreiras de acessibilidade e ao preconceito.

Baixar arquivo
Justiça

TRF1 concede prisão domiciliar a acusado pela morte de Bruno e Dom

Quanto aos réus Amarildo da Costa de Oliveira e Jefferson da Silva Lima, o desembargador manteve a decisão que levou os acusados para julgamento no Tribunal do Júri de Tabatinga. Os dois continuam presos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo para o fim de semana

O tempo no Centro-Oeste e na maior parte da região Norte e Nordeste continua bastante seco neste fim de semana, facilitando a expansão dos focos de incêndio.

Baixar arquivo
Educação

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Baixar arquivo