Magda Chambriard toma posse como presidente da Petrobras

Publicado em 24/05/2024 - 19:50 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A engenheira Magda Chambriard foi eleita presidente da Petrobras. A decisão foi divulgada durante reunião do Conselho de Administração, realizada nesta sexta-feira (24) na sede da companhia, no Rio de Janeiro. Ela também foi nomeada conselheira de Administração pela Petrobras.

Magda já assumiu os cargos. Antes de ser eleita, o nome dela tinha sido aprovado pelo Comitê de Elegibilidade da Petrobras na última quarta-feira (22). Ela substitui Jean Paul Prates, que pediu o encerramento antecipado de seu mandato na presidência da Petrobras. Prates estava no comando da companhia desde o início do mandato do presidente Lula, em janeiro de 2023.

Magda Chambriard é a segunda mulher a ocupar o cargo de presidente da Petrobras. A primeira foi Graça Foster, que presidiu a companhia entre 2012 e 2015.

Magda é mestre em Engenharia Química e Engenheira Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em Produção de Petróleo e Gás.

A nova presidente começou a carreira na Petrobras, em 1980, na área de produção. Em 2002, foi cedida à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, onde se tornou diretora-geral em 2012.

Magda Chambriard também passou pela Firjan, Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, onde foi vice-presidente do Conselho Empresarial de Petróleo e Gás. Ela atuou em atividades direcionadas aos mercados naval, petróleo, gás e de fortalecimento da indústria fluminense.

Edição: Bianca Paiva / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

Golpes pela internet aumentam contra população idosa

Cada vez mais conectada, a terceira idade tem sido um dos principais alvos de quadrilhas especializadas em crimes cibernéticos. No Dia Nacional de Combate a Violência contra o idoso, lembrado em 15 de junho, uma das orientações é redobrar a atenção para esses riscos.

Baixar arquivo
Geral

Governo não vai apoiar mudanças na lei do aborto, diz Padilha

A declaração vem após a Câmara dos Deputados aprovar regime de urgência do projeto que iguala o aborto, depois de 22 semanas de gestação, ao crime de homicídio. Com isso, a pena máxima para quem fizer o procedimento, aumenta de dez para 20 anos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo cria sala de situação para prevenção de desastres ambientais

A prioridade é combater a estiagem e incêndios na Amazônia e no Pantanal. 

Baixar arquivo
Geral

Chiquinho Brazão deve depor no Conselho de Ética da Câmara

Chiquinho, junto com o irmão, Domingos Brazão, é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco. No Conselho de Ética, que pretende ouvir outras 14 pessoas, a penalidade mais grave é a cassação do mandato.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: Rádio Nacional transmite Fluminense x Atlético Goianiense

Fim de semana movimentado com jogos pelo Brasil e pelo mundo. Tem Eurocopa, Campeonato Brasileiro, Série B e Brasileirão Feminino. 

Baixar arquivo
Geral

FAB encerra campanha de arrecadação de doações para Rio Grande do Sul

Segundo a Aeronáutica, campanha "Todos Unidos pelo Sul" arrecadadou mais de 16 mil toneladas de alimentos, roupas, água potável, sapatos, ração para pets, entre outros materiais.

Baixar arquivo