Moradores de Eldorado do Sul retornam para casa após enchentes

A cidade ficou totalmente coberta pela água

Publicado em 22/05/2024 - 22:03 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Eldorado do Sul (RS)

Moradores começam a voltar a Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, depois que as águas deixaram a maior parte do município.

O cenário é de devastação. A cidade ficou totalmente coberta pela água. A correnteza arrancou muros, placas, plantas.

Na entrada da cidade, o nível da água bateu 2 metros. Um barco retorcido está preso, agarrado na viga de um viaduto. Há muita sujeira.

Parte dos moradores vão à cidade para limpar as casas e depois voltam para os abrigos e casas de amigos ou familiares nas cidades vizinhas.

Vanderlei de Oliveira, de 56 anos, está abrigado em Guaíba. A casa dele, em Eldorado, está condenada. A água bateu no forro.

"Faltou dois palmos para atingir o forro da casa. Foi muito além. Aí precisamos sair antes. A equipe da brigada tirou a gente. Está comprometida. Vamos ter que desmanchar a casa da frente, casa de madeira, e tentar fazer uma nova, mas somente com a ajuda do governo". 

 A empresária de móveis Fernanda Tedi teve um prejuízo calculado em R$ 100 mil.

"Como a gente tem uma sala aqui no segundo piso, a gente vai ter que entregar as lojas do térreo e ficar só com uma salinha ali para recomeçar. Mas é bem difícil ver tudo que tu construiu em anos e de repente água vem e leva tudo". 

Andréa Andreotti é diretora da Escola Municipal Nossa Senhora Medianeira, que recebe estudantes do ensino fundamental. Ela conta que a água deixou só quatro salas secas. A unidade tem 500 alunos, mas alguns vão sair da escola.

"As pessoas já estão pedindo transferência, já estão indo para outra cidade, já estão indo embora. Porque as pessoas perderam tudo. Perderam as casas. A cidade está devastada. Perdemos tudo, tudo". 

O secretário de Planejamento da cidade, Josimar Cardoso, disse que 32 mil pessoas deixaram a cidade, que tem 39 mil habitantes. A expectativa é que 20 mil retornem até o fim de semana.

Para salvar a cidade de outras inundações, o secretário defendeu a construção de um dique.

"O estado tirou esse estudo da gaveta, da onde estava, e prometeu que esse dique sairia e seria feito o projeto executivo para poder realizar então a construção do dique. Nosso único plano de que essa cidade não seja destruída novamente é nós termos esse dique de contenção, é a única saída que nós temos". 

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse que o projeto do dique de Eldorado é prioritário, mas não deu uma data para o início das obras. 

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

Frente fria em SP exige operações específicas para população de rua

De acordo com a prefeitura de São Paulo, são mais de 25 mil vagas de acolhimento para a população de rua. E foram criadas mais 1200 para este período de frio.

Baixar arquivo
Justiça

TSE conclui segunda etapa do teste público de segurança de urna

O Tribunal Superior Eleitoral concluiu na semana passada a segunda etapa do teste público de segurança de urna. Nesse teste, iniciado no ano passado, pessoas ou grupos de especialistas se inscrevem para encontrar vulnerabilidades na urna eletrônica de votação.

Baixar arquivo
Geral

Morre o deputado estadual do Rio Otoni de Paula Pai

O parlamentar do MDB estava internado devido a um câncer de fígado, e o quadro de saúde teve uma piora no último fim de semana.

Baixar arquivo
Política

Entrevista: o que são e a importância dos terrenos de marinha

O Senado discute uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com os chamados terrenos de marinha. Em entrevista, Ana Paula Prates, diretora do Departamento de Oceano e Gestão Costeira do MMA, explica o que são e os riscos ambientais de se acabar com esses limites. Audiência pública no Senado vai debater o tema na tarde desta segunda-feira.

Baixar arquivo
Geral

Sintonia com o Sul: Dicas de segurança no retorno às residências

Na edição desta segunda-feira (27), o programa Sintonia com o Sul, da Rádio Nacional, destacou uma entrevista com Miriam Ferragini Müller,  assistente social da Unisinos, que falou sobre o Guia de cuidados ao retornar para casa após os alagamentos. 

Baixar arquivo