PF faz operação contra grupo suspeito de fraudar INSS no Rio

Publicado em 23/05/2024 - 11:10 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (23) a segunda fase da Operação Metamorfose, para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar o INSS, no Rio de Janeiro. 

Cerca de 50 agentes cumprem oito mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária e nove de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal contra suspeitos de liderarem a quadrilha na capital e nos municípios de Nilópolis e Mesquita, na Baixada Fluminense.

O objetivo é prender os criminosos que encabeçam o esquema pesado de fraudes que, segundo as investigações, inclui procuradores e um servidor do instituto, que recebiam benefícios previdenciários em nome de pessoas “fictícias” ou já falecidas.

De acordo com a Polícia Federal, o grupo criminoso causou um prejuízo de cerca de R$ 8 milhões à Previdência Social, principalmente com pensão por morte e benefício de prestação continuada fraudulentos.

O grupo usava procuradores, que se apresentavam com documentos falsos como representantes legais das pessoas já falecidas ou que sequer existem. O valor era depositado em contas abertas por esses procuradores, que posteriormente realizavam saques com o cartão magnético.

Até o final da manhã, sete pessoas haviam sido presas e duas ainda eram procuradas.

A primeira fase da Operação Metamorfose aconteceu em abril do ano passado e levou para a cadeia 19 envolvidos.

Edição: Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Política

"Que bom que vocês podem reivindicar", diz Lula a servidores grevistas

Presidente reagiu a protesto feito durante inauguração de obra em SP. Servidores de instituições de ensino federais, parados há pelo menos 75 dias, levaram cartazes ao evento oficial.

Baixar arquivo
Geral

Museu no RS envia mais de 200 toneladas de ajuda às vítimas das chuvas

O Museu do Hip Hop do Rio Grande do Sul já encaminhou as doações para comunidades periféricas atingidas pelas enchentes na região metropolitana de Porto Alegre.

Baixar arquivo
Geral

Rompimento de adutora deixa 14 bairros sem água em Porto Alegre

Entre os bairros afetados estão Cristo Redentor, Passo D'Areia, Boa Vista e Vila Ipiranga.

Baixar arquivo
Geral

Governo autoriza a compra de 1 milhão de toneladas de arroz

Ao todo, R$ 7,2 bilhões foram liberados para a compra que será feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar através da Companhia Nacional de Abastecimento.

Baixar arquivo
Saúde

Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

Baixar arquivo
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo