![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 24/03/2024 – Movimentação de carros na sede da Polícia Federal, no Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (23) a segunda fase da Operação Metamorfose, para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar o INSS, no Rio de Janeiro.
Cerca de 50 agentes cumprem oito mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária e nove de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal contra suspeitos de liderarem a quadrilha na capital e nos municípios de Nilópolis e Mesquita, na Baixada Fluminense.
O objetivo é prender os criminosos que encabeçam o esquema pesado de fraudes que, segundo as investigações, inclui procuradores e um servidor do instituto, que recebiam benefícios previdenciários em nome de pessoas “fictícias” ou já falecidas.
De acordo com a Polícia Federal, o grupo criminoso causou um prejuízo de cerca de R$ 8 milhões à Previdência Social, principalmente com pensão por morte e benefício de prestação continuada fraudulentos.
O grupo usava procuradores, que se apresentavam com documentos falsos como representantes legais das pessoas já falecidas ou que sequer existem. O valor era depositado em contas abertas por esses procuradores, que posteriormente realizavam saques com o cartão magnético.
Até o final da manhã, sete pessoas haviam sido presas e duas ainda eram procuradas.
A primeira fase da Operação Metamorfose aconteceu em abril do ano passado e levou para a cadeia 19 envolvidos.
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 03/02/2025 - Sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário do STF. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Daiane Mendonça/SECOM RO FORÇA NACIONAL - Lewandowski autoriza uso de Força Nacional em terra indígena em Rondônia. Foto: Daiane Mendonça/SECOM RO](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 05/02/2025 - A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, dá entrevista ao programa Bom dia, Ministra. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Jose Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 30/01/2025 - Em entrevista coletiva, concedida na manhã desta quinta-feira (30), Lula cobrou seriedade dos países que assumiram esse compromisso e lembrou do papel importante que a população local da Amazônia terá para a manutenção da floresta em pé.
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ronaldo Oliveira /ASCOM Floresta EC/Direitos Reservados Arena Castelão - Fortaleza - estádio](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/China Daily/Proibida reproduçao Homem usando máscara de proteção trabalha numa usina siderúrgica. 2/3/2020. China Daily via REUTERS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)