RS: no maior abrigo, moradia é a principal preocupação das pessoas

Publicado em 22/05/2024 - 07:39 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Enquanto desabrigados deixam o maior centro de acolhimento temporário do Rio Grande do Sul, parte de quem fica não sabe o que será da própria casa.

Em Canoas, o abrigo montado na Ulbra, Universidade Luterana do Brasil, chegou a beirar oito mil acolhidos no ápice das inundações.

Agora, ele tem reduzido, mas os números não são precisos. O controle é feito com base nas refeições servidas. A quantidade de marmitas servidas à noite caiu mais ou menos pela metade nos últimos dias.

As pessoas saem por conta própria ou são direcionadas pela prefeitura para outros abrigos.

Claiton Lacerda está com o marido e a avó na Ulbra. Ele não tem perspectiva de voltar a morar na mesma casa.

Além dos desabrigados, mais de mil animais foram recebidos na Ulbra. Entre eles, o cavalo Caramelo que sobreviveu após ficar dias imóvel em cima de uma casa.

Décio Gonçalves, de 72 anos, estava carregando sacolas para ir para casa do genro em Nova Santa Rita, outra cidade da região. Há uma preocupação crescente com as síndromes respiratórias por causa do frio e da aglomeração.

Já Terezinha da Silva, moradora do Mathias Velho, bairro extremamente afetado pela inundação, não sabe quando vai voltar para casa.

Claiton Lacerda está com o marido e a avó na Ulbra. Ele não tem perspectiva de voltar a morar na mesma casa.

 

Edição: Daniella Longuinho - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Falha do sistema contra inundações gera discussão em Porto Alegre

Agora, de 23 estações de bombeamento da cidade, 12 não estão funcionando nas regiões Norte e Central, segundo o Departamento Municipal de Águas e Esgoto.

Baixar arquivo
Justiça

STF julga recurso sobre intervenção federal na segurança pública do RJ

O recurso do Ministério Público Federal pede a condenação da União e do estado do Rio de Janeiro por omissão durante a intervenção federal na segurança pública na Baixada Fluminense, em 2018. 

Baixar arquivo
Geral

Central vai distribuir alimentos para cozinhas solidárias no RS

A ideia é que a central funcione como uma mini-seasa das cozinhas solidárias, identificando a necessidade de cada cozinha para, assim, fazer uma distribuição mais racional.

Baixar arquivo
Geral

População de baixa renda foi a mais atingida pelas enchentes no RS

Pesquisador do Observatório das Metrópoles critica o plano da prefeitura de Porto Alegre para permitir mais construções próximas do Lago Guaíba e em áreas que estão alagadas.

Baixar arquivo
Geral

Seguradoras do RS estimam o pagamento de R$ 1,7 bi em indenizações

Levantamento mostra que, entre 28 de abril e 22 de maio, foram registrados mais de 23 mil avisos de sinistro. No topo da lista das indenizações estão as residenciais e habitacionais, com quase 50% dos pedidos.

Baixar arquivo
Internacional

Corte Internacional manda Israel interromper ofensiva militar em Gaza

A corte não tem como impor suas decisões, isso caberia ao Conselho de Segurança da ONU, que pode determinar ação militar contra um país. Mas os Estados Unidos costumam vetar decisões contra Israel no colegiado.

Baixar arquivo