RS: vento e mais chuva deixam moradores de Pelotas em estado de alerta

Lagoa Mirim está com níveis bem elevados e água pode subir mais

Publicado em 27/05/2024 - 19:08 Por Gabriel Brum - Pelotas (RS)

A mudança na direção dos ventos e a chuva na bacia que deságua na Lagoa Mirim deixa Pelotas em alerta. Com o vento soprando para o sudeste e leste, ele empurra a água da Lagoa dos Patos contra a costa da cidade, elevando o nível. Já a Lagoa Mirim desemboca no arroio São Gonçalo, que passa por Pelotas até chegar na Lagoa dos Patos.

Com mais água, o nível do arroio deve subir, como explica o professor de Hidrologia da Universidade Federal de Pelotas, e membro do comitê de emergência, Samuel Beskow. Nesse fim de semana, o [São Gonçalo bateu recorde de 3 metros e 4 centímetros de cota.

"A Lagoa Mirim a gente sabe que está em níveis bem elevados, por conta de toda a chuva tanto na região do [rio] Uruguai, quanto nessas bacias que drenam pra [lagoa] Mirim, como o caso do rio Jaguarão". 

Em Pelotas, bairros mais próximos da lagoa dos Patos estão alagados. No Laranjal, as quatro ruas a partir da praia estão com água. As casas estão fechadas e com sacos de areia no portão. No Balneário dos Prazeres, um bairro mais pobre, inclusive sem asfalto e calçadas, a água da lagoa dos Patos encobre a praia desde setembro, segundo moradores. Seu Everaldo Motta, de 66 anos, e os vizinhos colocaram pedras e sacos de areia para conter a erosão que se aproxima das casas.

"A gente pediu dinheiro emprestado e  fez isso aqui". 

A comunidade de pescadores da Z3 ficou quase toda debaixo d’água. O presidente do sindicato dos pescadores, Nilmar Conceição, disse que a enchente vai prejudicar a pesca.

"Vai ser muito difícil a recuperação dessa lagoa porque ela tem que escoar toda a água, ficar num nível normal, pra [só então] entrar larvas de camarão, para entrar peixes, para depois reproduzir. Já solicitamos ao governo federal o auxílio emergencial para novembro e dezembro, quando teminar o defeso ". 

Segundo a Prefeitura, a enchente afeta 5 mil pessoas neste momento. Setecentas pessoas estão em abrigos.

Edição: Roberta Brito / Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Geral

Ação no Complexo da Maré deixa, pelo menos, quatro mortos

Pistas da Linha Amarela e da Linha Vermelha chegaram a ser bloqueadas. Um ônibus também foi incendiado na Avenida Brasil. Além disso, 40 escolas municipais tiveram suas atividades afetadas e unidades de saúde interromperam o atendimento.

Baixar arquivo
Internacional

Hunter Biden, filho de Joe Biden, é condenado por posse de arma

A compra foi feita em 2018, quando Hunter Biden era viciado em crack e álcool. Como presidente, Biden pode perdoar o crime de Hunter, mas disse que não irá fazê-lo.

Baixar arquivo
Internacional

Israel pode ter cometido crimes de guerra ao resgatar reféns, diz ONU

A operação aconteceu no final de semana e deixou, ao menos 270 palestinos mortos. Hoje, o Hamas informou aceitar os termos da resolução aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU, sobre um cessar-fogo em Gaza. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: Rádio Nacional transmite Botafogo x Fluminense

A bola rola ainda para mais três jogos nesta terça. Atlético Goianiense x Corinthians, em Goiânia. Juventude x Vitória, em Caxias do Sul. E Bragantino x Atlético-MG, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Caatinga terá novas unidades de conservação até 2026

As unidades irão adicionar mais de um milhão de hectares em áreas protegidas no bioma. Para isso, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima selecionou 12 projetos.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Campanha Criança Não é Mãe é contra PL que equipara aborto a homicídio

Parlamentares pedem que o Projeto de Lei seja votado em regime de urgência, o que dispensa a análise das comissões temáticas e libera a votação diretamente no plenário.

Baixar arquivo