Ação no Complexo da Maré deixa, pelo menos, quatro mortos

Publicado em 11/06/2024 - 19:51 Por Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Subiu para quatro o número de pessoas atingidas durante ação da Policia Militar no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro. Uma delas, o agente do BOPE Jorge Galdino Cruz, morreu em consequência dos ferimentos.

De acordo com a Polícia Militar, o objetivo é capturar integrantes de uma quadrilha que atua na prática de roubo de veículos nas principais vias expressas da cidade. Os policiais efetuaram a prisão de 13 suspeitos, recuperaram veículos roubados e apreenderam armas.

Por causa dos intensos confrontos, as pistas da Linha Amarela e da Linha Vermelha, duas das principais vias expressas da cidade, chegaram a ser bloqueadas. Um ônibus também foi incendiado na Avenida Brasil, a maior via de ligação da cidade, o que impactou ainda mais o tráfego na região.

Além disso, 40 escolas municipais tiveram suas atividades afetadas e unidades de saúde interromperam o atendimento.

A segurança da Fiocruz também acionou o Plano de Contingência e modificou o funcionamento do local.

De acordo com a Instituto Fogo Cruzado, com esta operação policial já são 24 tiroteios durante operações policiais na Maré em 2024. Ao todo, 14 pessoas foram baleadas nestes tiroteios e dez morreram.

Edição: Roberto Piza / Fran de Paula

Últimas notícias
Educação

Governo envia projeto do novo PNE à Câmara dos Deputados

O documento estabelece 18 objetivos a serem atingidos num prazo de 10 anos, além de 58 indicadores de acompanhamento.

Baixar arquivo
Justiça

Programa Cria vai prevenir o uso de drogas por crianças e adolescentes

Entre as estratégias do Programa, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, estão o desenvolvimento de habilidades, o fortalecimento de vínculos sociais e novos parâmetros de acolhimento dos estudantes das escolas públicas.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa aponta síndromes em comunidades próximas a parques eólicos

O Brasil tem mais de mil parques eólicos instalados. Em seus relatos, moradores apresentam sintomas das chamadas Síndrome da Turbina Eólica e da Doença Vibroacústica. Ambas são causadas pela exposição aos ruídos e infrassons emitidos pela rotação das hélices das torres.

Baixar arquivo
Internacional

Protestos contra aumento de impostos deixam 23 mortos no Quênia

Presidente do país recua e afirma que lei, aprovada pelo parlamento, não será sancionada. E mais: Teleférico cai e deixa um morto, na Colômbia; Peru vai deixar de classificar pessoas LGBTQIA+ como doentes mentais; EUA perdoam ex-militares punidos por ter relações com pessoas do mesmo sexo.  

Baixar arquivo
Internacional

Bolívia sofre ameaça de golpe militar e Itamaraty condena a ação

As Forças Armadas bolivianas tomaram conta da praça central da capital, nesta quarta-feira (26), e um veículo blindado forçou passagem pela entrada do palácio presidencial seguido por soldados, elevando temores de um golpe militar.

Baixar arquivo
Justiça

STF define até 40g de maconha para diferenciar usuário de traficante

Ministro Luís Roberto Barroso afirmou ainda que a decisão do tribunal é relativa, pois depende das circunstâncias em que forem encontradas a droga com o possível usuário. Para tanto, serão analisados elementos como a forma de acondicionamento da droga, as circunstâncias da apreensão e a variedade de substâncias apreendidas.

Baixar arquivo