Após críticas, governo do DF vai vetar pontos do plano urbanístico

Publicado em 26/06/2024 - 15:51 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após repercussão negativa, o governo do Distrito Federal informou que vai vetar pontos polêmicos do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília.

Entre eles, segundo o governador Ibaneis Rocha, estão a construção de hotéis, pousadas e motéis nas quadras 700 e 900, perto de escolas e igrejas; criação de um camping, na Asa Sul; e de comércio e serviços, no Setor de Embaixadas.

O anúncio de Ibaneis Rocha foi feito uma semana após a aprovação do projeto pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. 

O texto autoriza ainda a construção de hotéis, na área central, com prédios passando de três para até 12 andares; além da venda de lotes para moradia na Orla do Lago Paranoá.

Essas mudanças, na avaliação de algumas organizações, podem “desfigurar” o projeto do urbanista Lúcio Costa e ameaçar o tombamento de Brasília. 

O professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB, Universidade de Brasília, Benny Schvarsberg, é um desses críticos. 

“Não me refiro mais a cheques em branco. É um verdadeiro talonário de cheques em branco com inúmeras proposições de desafetação, de áreas para parcelamento. Tem duas palavras que definem o caráter fundamental desse plano, que não é de preservação: permissividade e licenciosidade”.

O presidente do Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Leandro Grass, afirmou que o órgão é desfavorável a itens do projeto.

“Fizemos as recomendações, parte foi acatada e alguns itens, como esse dos hotéis, o governo insistiu em encaminhar na minuta original. No processo legislativo, o Iphan não foi ouvido, não foi consultado e, desde já, eu adianto o nosso posicionamento contrário”.

Segundo o GDF, novos pontos do plano urbanístico poderão ser vetados.

Edição: Bianca Paiva / Fran de Paula

Últimas notícias
Internacional

Ex-CEO das Americanas é preso em Madri

O ex-CEO das Americanas , equivalente ao cargo de diretor-executivo, Miguel Gutierrez foi preso nesta manhã em Madri, capital da Espanha, pela Interpol. Ele estava foragido da justiça brasileira.

Baixar arquivo
Geral

RS registra mais duas mortes em consequência das chuvas

Um óbito foi causado diretamente por inundações, enquanto outro teve como causa a leptospirose, doença com aumento de casos pós enchentes. Com isso, sobe para 179 o número de mortes pela tragédia climática e para 25 o total por leptospirose.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Sul do país tem previsão de geada e temperaturas abaixo dos 5°C

Segundo o Inmet, o alerta de queda de temperatura vai até a próxima terça-feira (2). Porto Alegre deve ter temperatura mínima de 3°C no domingo.

Baixar arquivo
Economia

Dados da Pnad: desemprego cai 7,1% no último trimestre

A taxa de desocupação recuou 0,7 ponto percentual na comparação com o trimestre de dezembro a fevereiro de 2024.

Baixar arquivo
Geral

Inscrições para o Revalida terminam hoje

Os médicos formados no exterior que querem atuar no Brasil devem fazer a inscrição no sistema do exame até antes da meia-noite.http://revalida.inep.gov.br

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministro da Justiça autoriza Força Nacional em terras indígenas no MA

A Força Nacional vai atuar na Terra Indígena Awá e na Terra Indígena Alto Turiaçu, na divisa com o Pará. O objetivo é a "preservação da ordem pública", da população e do patrimônio dos territórios. A operação vai ter apoio logístico da Funai.

Baixar arquivo