Ar seco do inverno favorece alta de queimadas e doenças respiratórias

Publicado em 19/06/2024 - 15:01 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O inverno começa às 17h51 desta quinta-feira, dia 20, em todo o hemisfério sul. A estação é marcada pelo período menos chuvoso das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Já os maiores volumes de chuvas ficam concentrados sobre a Região Norte, litoral do Nordeste e parte da Região Sul do Brasil.

A redução das chuvas em parte do país nessa estação se deve à persistência de massas de ar seco, que causam baixa umidade relativa do ar. Essa situação favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais. E na saúde, o aumento de doenças respiratórias, como explica Andreia Ramos, meteorologista do Inmet.

Como a incidência de sol reduz, massas de ar frio vindas do sul do continente provocam queda na temperatura do ar, resultando em média abaixo de 22ºC. E favorece a formação de geadas nas regiões Sul, Sudeste e em Mato Grosso do Sul, e até queda de neve nas serras do Sul.

Outra característica das massas de ar frio no inverno é a formação de nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com redução de visibilidade, especialmente em estradas e aeroportos.

Edição: Nadia Faggiani / Fran de Paula

Últimas notícias
Educação

Governo envia projeto do novo PNE à Câmara dos Deputados

O documento estabelece 18 objetivos a serem atingidos num prazo de 10 anos, além de 58 indicadores de acompanhamento.

Baixar arquivo
Justiça

Programa Cria vai prevenir o uso de drogas por crianças e adolescentes

Entre as estratégias do Programa, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, estão o desenvolvimento de habilidades, o fortalecimento de vínculos sociais e novos parâmetros de acolhimento dos estudantes das escolas públicas.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa aponta síndromes em comunidades próximas a parques eólicos

O Brasil tem mais de mil parques eólicos instalados. Em seus relatos, moradores apresentam sintomas das chamadas Síndrome da Turbina Eólica e da Doença Vibroacústica. Ambas são causadas pela exposição aos ruídos e infrassons emitidos pela rotação das hélices das torres.

Baixar arquivo
Internacional

Protestos contra aumento de impostos deixam 23 mortos no Quênia

Presidente do país recua e afirma que lei, aprovada pelo parlamento, não será sancionada. E mais: Teleférico cai e deixa um morto, na Colômbia; Peru vai deixar de classificar pessoas LGBTQIA+ como doentes mentais; EUA perdoam ex-militares punidos por ter relações com pessoas do mesmo sexo.  

Baixar arquivo
Internacional

Bolívia sofre ameaça de golpe militar e Itamaraty condena a ação

As Forças Armadas bolivianas tomaram conta da praça central da capital, nesta quarta-feira (26), e um veículo blindado forçou passagem pela entrada do palácio presidencial seguido por soldados, elevando temores de um golpe militar.

Baixar arquivo
Justiça

STF define até 40g de maconha para diferenciar usuário de traficante

Ministro Luís Roberto Barroso afirmou ainda que a decisão do tribunal é relativa, pois depende das circunstâncias em que forem encontradas a droga com o possível usuário. Para tanto, serão analisados elementos como a forma de acondicionamento da droga, as circunstâncias da apreensão e a variedade de substâncias apreendidas.

Baixar arquivo