Cerca de 400 estrangeiros estão retidos no Aeroporto de Guarulhos

Publicado em 13/06/2024 - 14:00 Por Nelson Lin - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Centenas de imigrantes se encontram retidos na área restrita do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. De acordo com o Ministério Público Federal, são cerca de 400 pessoas, a maioria delas da Índia.

Informações iniciais do MPF apontam que os imigrantes chegaram em diferentes voos e estão enfrentando problemas na liberação de entrada em função de instabilidades no Sistema Nacional de Processamento de Pedidos de Refúgio, o Sisconare. A situação já é considerada como crise humanitária pelo órgão que afirma que a área restrita do aeroporto não oferece condições dignas aos imigrantes.

Já o Ministério da Justiça afirma que são 291 imigrantes retidos no local e que está trabalhando para resolver a instabilidades momentânea do Sisconare. Além disso,  junto com a polícia federal está comprometido a maximizar e acelerar o processamento dos pedidos de refúgio.

A prefeitura de Guarulhos, por sua vez, informou que ainda não foi notificada oficialmente a respeito da situação dos indianos que se encontram no aeroporto.

*Com informações da Agencia Brasil

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Rio Grande do Sul volta a enfrentar chuvas

Vai chover em várias regiões do estado até terça-feira (18). Mesmo não sendo tão intensas quanto as de maio, volume de água preocupa.

Baixar arquivo
Educação

Enem 2024 tem 5 milhões de inscritos

O Inep divulgou o balanço de inscrições para o Enem 2024, mas número final de candidatos só vai ser conhecido depois do prazo extra de inscrição para moradores do Rio Grande do Sul que termina no dia 21 de junho. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo cria sala de situação para enfrentrar secas e incêndios

O governo federal instalou uma sala de situação preventiva, para tratar sobre a seca e o combate a incêndios, especialmente no Pantanal e na Amazônia.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Chuvas deixam cidades pernambucanas em estado de alerta

Recife está em alerta laranja por causa das chuvas que atingiram a cidade entre sexta (14) e  sábado (15). Em outros muncípios de Pernambuco, as chuvas foram ainda mais intensas e ficaram acima de 100 milímetros. 

Baixar arquivo
Política

Presidente critica PL que equipara aborto a homicídio

Presidente Lula disse que aborto deve ser tratado com problema de saúde pública e chamou de insanidade a proposta de punir a mulher vítima de estupro que faz o aborto com pena maior que a do estuprador. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Viva Maria: "PL do estupro" coloca maternidade desejada em pauta

A gravidez desejada e os direitos reprodutivos serão tema de debate organizado por cientistas sociais. Assunto entra em pauta com aprovação do regime de urgência do PL 1904 que equipara o aborto, mesmo no caso de gravidez resultante de estupro, a homicídio 

Baixar arquivo