CPI da Enel na Câmara de SP pede anulação do contrato de concessão

Publicado em 06/06/2024 - 12:40 Por Nelson Lin - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A CPI da Enel na Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo encerrou os trabalhos nesta quarta-feira (5) com pedidos de intervenção na empresa e anulação do contrato de concessão.

No relatório final, os vereadores pedem para que a Aneel intervenha na empresa e encerre o contrato vigente com a Enel.

Por outro lado, o documento também pede à empresa que cumpra a promessa de investimentos de R$ 6,2 bilhões para melhoria da infraestrutura e contratação de mais 1.200 funcionários. Também cobra da prefeitura medidas para priorizar podas de árvores que possam comprometer a rede de energia elétrica, além de um planejamento para hipóteses de desastres naturais e apresentação de um plano factível para aterramento da fiação elétrica.

A CPI da Enel foi criada em 9 de novembro do ano passado, após quedas de energia em função de tempestades e vendavais que deixaram diversos bairros da capital sem luz.

Em nota a Enel afirmou que cumpre com todas as obrigações previstas no contrato de concessão e que algumas recomendações da CPI coincidem com ações que a empresa irá tomar daqui em diante, como a contratação de 1.200 funcionários em 12 meses e investimento de R$ 6,2 bilhões de reais na resiliência da rede elétrica até 2026.

A prefeitura de Sâo Paulo, por sua vez não retornou até o fechamento

Edição: Ana Lúcia Caldas - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Deputada Silvia Waiãpi tem o mandato cassado

O mandato da deputada federal Silvia Waiãpi (PL/AP) foi cassado por desvio de dinheiro da campanha para um procedimento de harmonização facial. A parlamentar nega as acusações.

Baixar arquivo
Geral

Minas e Energia apresenta novas diretrizes para concessionárias

A satisfação dos clientes vai ser um dos critérios avaliados na hora de fazer a renovação dos contratos das concessionárias de energia elétrica.

Baixar arquivo
Justiça

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas

Ministro Dias Toffoli votou para manter a constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas, que trata do porte de drogas para consumo próprio. Ele reforçou que as sanções previstas na norma não são penais.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS: água volta a alagar ruas de Eldorado do Sul

Estima-se que 97% da área urbana e 80% da área total do município ficaram submersas na maior catástrofe ambiental da história da região.

Baixar arquivo
Geral

Fiocruz é contra o projeto de lei que limita aborto legal

Fiocruz aponta que dados da saúde e da segurança pública mostram que a recorrência de abusos por parentes, como pais e tios, dificulta a revelação do crime, o pedido de ajuda e até a compreensão sobre a gravidez. Em vários casos, a identificação da gravidez é demorada.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonato brasileiro: Flamengo e Bahia se enfrentam no Maracanã

Na abertura da Copa América 2024, a campeã mundial, a Argentina, enfrenta o Canadá.

Baixar arquivo