História Hoje: há 20 anos morria Ray Charles

Publicado em 10/06/2024 - 07:34 Por História Hoje - Brasília

“Nasci com música dentro de mim. Essa é a única explicação que conheço”. Era o que costumava dizer o “gênio do soul” Ray Charles. Com uma mistura de gospel, blues, rock, música country e jazz, o cantor e pianista norte-americano encantou o mundo e se tornou um ícone da música contemporânea. A trajetória desse artista virou filme e contou com a aprovação dele mesmo. Mas Ray Charles morreu em 10 de junho de 2004, antes de ver sua vida nas telonas. O longa só foi lançado em outubro daquele ano.

Nascido em 1930, em Albany, na Geórgia, Ray Charles Robinson cresceu na Flórida. Ainda menino, começou a tocar piano. Quando tinha apenas 6 anos, teve glaucoma e perdeu a visão. Mas isso não o impediu de dar continuidade aos seus estudos na música. Ray Charles passou a estudar música em Braille. Também se dedicou a tocar saxofone, clarinete, trompete e órgão. Na adolescência, deixou a escola e passou a viver da música.

Em quase 60 anos de carreira, fez mais de 250 gravações. O artista recebeu oito títulos de doutor honorário, ganhou 17 Grammys e dezenas de outros prêmios. Além da contribuição para o cenário musical, Ray Charles criou uma instituição para dar apoio financeiro a pessoas com distúrbios auditivos e a projetos educacionais de capacitação. O gênio acreditava que “não havia desafio demasiado grande que não pudesse ser superado”.

Ray Charles morreu, aos 73 anos, de problemas no fígado. Cinco meses após sua morte, em novembro de 2004, recebeu o disco de platina póstumo pelo álbum Genius Loves Company, gravado quando o artista já estava doente. Esse foi o primeiro trabalho de Ray Charles a alcançar o marco de um milhão de cópias vendidas.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jailton Sodré

Edição: Bianca Paiva

Apresentação: José Carlos Andrade

Publicação web: Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

STF descriminaliza porte de maconha para uso pessoal

Com a medida, o porte de maconha passa a ser conduta tipificada como ilícito administrativo e não penal, deixando, portanto, de ter consequências como, por exemplo, ficha de antecedentes criminais.

Baixar arquivo
Geral

Passageiros indisciplinados podem perder o direito de voar por um ano

A Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, vai abrir consulta pública para ouvir a sociedade sobre regras mais rigorosas para a indisciplina a bordo. A intenção é garantir a segurança e o bem-estar de todos os passageiros e tripulantes.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: No Quênia, cinco morrem, ao tentar invadir parlamento

Além dos cinco mortos confirmados, há dezenas de feridos. Os manifestantes se opunham a um projeto que aumenta impostos e acabou aprovado.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: após empate com Costa Rica, Brasil precisa vencer Paraguai

A vitória é fundamental para a classificação brasileira para a segunda fase da Copa América. 

Baixar arquivo
Economia

Economia mais aquecida interrompe ciclo de queda de juros, explica BC

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou que a ata da última reunião fala apenas em pausa no ciclo de cortes. Para o economista e professor da UnB, Cesar Bergo, ajustes da política monetária já estão sendo feitos.

Baixar arquivo
Economia

Governo arrecada R$ 203 bilhões em maio, valor recorde para o período

De janeiro a maio deste ano, a arrecadação federal chegou a R$ 1,89 trilhão, impulsionada, entre outros fatores, pela volta da cobrança do PIS/Cofins sobre os combustíveis.

Baixar arquivo