História Hoje: morte de Michael Jackson completa 15 anos

Publicado em 25/06/2024 - 07:42 Por História Hoje - Brasília

Uma lenda. Um talento inigualável. Michael Jackson era daqueles artistas incomparáveis. Compositor, cantor e um dançarino quase impossível de imitar. Sua trajetória foi abreviada em 25 de junho de 2009. O Rei do Pop morreu aos 50 anos após sofrer uma parada cardíaca em sua residência em Los Angeles, nos Estados Unidos. A apuração das autoridades concluiu que a vida do artista foi interrompida por erro médico.

Faltava menos de um mês para a volta triunfal aos palcos com a turnê de despedida “This is It”. No dia anterior a sua morte, Michael Jackson ensaiou com sua equipe até tarde. E, ao voltar pra casa, o médico pessoal já estava por lá.

De acordo com as autoridades, o artista recebeu diversas doses de medicamentos para ajudá-lo a dormir e não acordou mais. Os bombeiros foram chamados e prestaram os primeiros-socorros. Michael Jackson chegou a ser levado de ambulância para o hospital mas não resistiu.

O médico do cantor foi condenado por homicídio culposo, sem a intenção de matar. A autópsia constatou que a morte foi provocada por overdose do anestésico propofol, uma substância usada para sedação em procedimentos cirúrgicos.

O Rei do Pop começou a carreira profissional aos 11 anos, em 1968, ao lado dos irmãos no grupo Jackson Five e deixou o quinteto em 1978 para seguir com a carreira solo. Nos anos 80, gravou um dueto com o ex-Beatle Paul McCartney, colecionou prêmios no mundo da música e reuniu mais de quarenta artistas para entoar o hino We Are The World e arrecadar fundos para combater a fome na África. Em 1995, gravou o hit They Don't Care About Us, no Brasil, com o Olodum. Fez a último apresentação ao vivo em 2001.

A aparência mudou bastante com os procedimentos estéticos mas o talento continuava o mesmo. O astro também chamou atenção por ter uma vida marcada por relações conturbadas com a família, acusações de abuso, problemas de saúde e especulações sobre a origem dos filhos.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jailton Sodré

Edição: Paula de Castro

Apresentação: José Carlos Andrade

Publicação Web: Marizete Cardoso

Últimas notícias
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Educação

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Baixar arquivo
Geral

Dep. Glauber Braga e estudantes são detidos em desocupação da Uerj

A Justiça autorizou o uso da força policial para retirar os estudantes que ocupavam o campus Maracanã da Uerj. Os estudantes ocupavam há 56 dias edifícios da universidade em protesto contra mudanças nos critérios para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil. O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) e alguns estudantes foram detidos na ação. 

Baixar arquivo
Saúde

Transplantes aumentam, mas falar de doação de órgãos segue sendo tabu

Somente nos seis primeiros meses desse ano, foram realizados pelo Sistema Único de Saúde, mais de 14 mil transplantes (SUS), mas, apesar do crescimento, falar sobre doação de órgãos ainda é um tabu para muito. Para tentar desmistificar o assunto, foi lançada pelo ministério uma campanha com o tema: “Doação de órgãos: precisamos falar sim”, que alerta para a necessidade de se tratar do assunto. 

Baixar arquivo
Internacional

Em 2024, América do Sul quebra recorde com 346 mil focos de incêndio

No Líbano, um bombardeio israelense na capital matou 14 pessoas e feriu outras 66. O exército de Israel afirmou que, no ataque, matou o principal comandante militar do Hezbollah, Ibrahim Aqil, e outros líderes. Em resposta, o Hezbollah lançou mais de 140 foguetes contra Israel.

Baixar arquivo