Morte de Djidja Cardoso traz debate sobre uso ilegal da cetamina

Suspeita é que a empresária teve overdose

Publicado em 05/06/2024 - 14:51 Por Gabriel Correa*, repórter da Rádio Nacional - São Luís

A morte de Dilemar Cardoso da Silva, 32 anos, conhecida como “Djidja Cardoso”, trouxe de volta o tema sobre o uso ilegal da cetamina, ou ketamina, como também é conhecida. A suspeita é que a empresária e ex-sinhazinha do Boi Garantido teve uma overdose. Em outros países, a droga também é identificada apenas pela letra "K".

Nesta semana, a Polícia Civil do Amazonas divulgou as prisões de quatro pessoas acusadas de distribuir cetamina ilegalmente. Dois deles são proprietários de uma rede de salões de beleza em Manaus. O grupo coletava a droga em clínicas veterinárias.

De acordo com Andreey Teles, assessor técnico do Conselho Federal de Medicina Veterinária, os usos corretos da cetamina são bastante específicos, como sutura de pele e outros procedimentos menos invasivos, por exemplo. 

A cetamina também tem sido usada de forma "recreativa",  misturada a outras substâncias. Nesse caso, explica Andreey Teles, pode causar intoxicação, dependência, pupila dilata, e risco de morte.

Em dezembro, uma empresa do ramo de agropecuária foi identificada vendendo ilegalmente centenas de medicamentos controlados à base de cetamina. A quantidade apreendida era equivalente a ser aplicada em mais de dez mil cavalos. Em outro caso, três médicos veterinários foram identificados prescrevendo a droga em quantidades acima do normal, fora dos padrões da prática veterinária. Outra forma criminosa do uso da cetamina é para sedação, em golpes, como o “boa noite, Cinderela”.

O Conselho Federal de Farmácia alerta que o medicamento é de venda controlada e indicado para induzir anestesia em intervenções. Para comprar são exigidos vários protocolos, estabelecidos pelos órgãos responsáveis das diferentes áreas, segundo o assessor técnico do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Recentemente, no Brasil, a cetamina tem sido usada para tratar depressão severa, mas sempre com supervisão. Conforme a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, o tratamento é oferecido em clínicas particulares. Até o final do ano passado, apenas dois centros vinculados ao SUS pesquisavam e trabalhavam com a substância.

Outra morte envolvendo cetamina e com repercussão na mídia, em dezembro, foi a do ator norte-americano conhecido pelo papel na série "Friends". Mês passado, a polícia de Los Angeles concluiu que Matthew Perry teve uma overdose acidental, seguida de afogamento, de acordo com informações da agência Reuters.

*Com produção de Dayana Vitor.

Edição: Leila dos Santos / L Pedrosa

Últimas notícias
Geral

Chuvas no RS: água volta a alagar ruas de Eldorado do Sul

Estima-se que 97% da área urbana e 80% da área total do município ficaram submersas na maior catástrofe ambiental da história da região.

Baixar arquivo
Geral

Fiocruz é contra o projeto de lei que limita aborto legal

Fiocruz aponta que dados da saúde e da segurança pública mostram que a recorrência de abusos por parentes, como pais e tios, dificulta a revelação do crime, o pedido de ajuda e até a compreensão sobre a gravidez. Em vários casos, a identificação da gravidez é demorada.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonato brasileiro: Flamengo e Bahia se enfrentam no Maracanã

Na abertura da Copa América 2024, a campeã mundial, a Argentina, enfrenta o Canadá.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: homens ganham 17% a mais que mulheres

Enquanto o salário médio deles ficou em R$ 3.790, em 2022, o delas foi de R$ 3.240

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fogo já consumiu 300 hectares do Parque Nacional do Itatiaia

A estimativa era de que área queimada não passaria de 200 hectares. Gestão do parque, fala que o aumento foi pela revisão dos cálculos, não o aumento de focos de incêndio

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governos antecipam ações de prevenção a incêndios no pantanal

Crescimento de 3000% dos focos de incêndio no Pantanal força a União e os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul a antecipar o período proibitivo de fogo e as ações de prevenção e combate.

Baixar arquivo