Cidades do país vão realizar consultas públicas junto com as eleições

Bandeira, passe livre e nome da cidade são temas a serem decidos

Publicado em 23/07/2024 - 20:50 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Escolher a nova bandeira da sua cidade. Decidir sobre o passe livre. Ou até mudar o nome do município. Na eleição municipal deste ano, uma parte dos brasileiros poderão decidir para além de vereadores e prefeitos. Ainda incomum no país, as consultas populares e plebiscitos são instrumentos previstos na Constituição Federal e permitem uma maior participação dos brasileiros em temas importantes para sua cidade.

O cientista político Valdir Pucci ressalta que estas consultas são comuns em todas as democracias. Ele detalha que são mecanismos previstos na Constituição para que a população possa participar das decisões.

Em Belo Horizonte, em Minas, a votação será para uma nova bandeira da cidade. O eleitor poderá votar contra ou a favor do símbolo da cidade. A bandeira atual tem um fundo branco e ao centro o brasão da cidade. Já a nova proposta utiliza a imagem estilizada de uma serra, com sol no horizonte, e o céu azul ao fundo.

O engenheiro mineiro Bernardo Aleixo considera importante a consulta, mas sente falta de divulgação do assunto.

Já em São Luís, no Maranhão, os eleitores poderão decidir sobre a existência ou não do passe livre estudantil. Caso aprovado, o assunto deverá ser regulamentado na Câmara dos Vereadores a partir de 2025. O professor Franklin Douglas foi um dos organizadores do abaixo-assinado que levou a aprovação do plebiscito em São Luís. Ele reforçou a importância do tema para a população.

Na cidade maranhense de Governador Edison Lobão, os eleitores poderão decidir pela mudança de nome do município para Ribeirãozinho do Maranhão.

Em outra São Luís, essa de Roraima, os eleitores também poderão votar por um outro nome para a cidade, São Luiz de Anauá.

Os moradores de Dois Lajeados, no Rio Grande do Sul,  vão decidir se um parque municipal será o futuro local do novo centro administrativo da prefeitura

Para o cientista político Valdir Pucci, o baixo número de consultas públicas é um problema cultural no país.

Pela legislação, uma consulta pública deve ser aprovada pelo legislativo. O pedido ainda precisa ser encaminhado para os tribunais regionais eleitorais no prazo de 90 dais antes do primeiro turno, que nesse ano será no dia 6 de outubro.

Edição: Roberta Lopes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo
Economia

Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu de 78,5% em julho para 78% em agosto. Ainda assim, está acima dos 77,4% registrados em agosto do ano passado.

Baixar arquivo