Duplicação da BR-040 entre BH e Juiz de Fora deve começar em 2027

Obras nos três primeiros anos serão emergenciais, diz EPR Via Mineira

Publicado em 30/07/2024 - 12:05 Por Leandro Siqueira, da Rádio Inconfidência - Belo Horizont

As obras de duplicação da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora só devem começar em 2027, mas o aumento da tarifa nos três pedágios no trecho já passa a valer no dia seis de agosto. Nessa segunda-feira, a empresa EPR Via Mineira, que irá assumir a concessão do trecho, e a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres divulgaram detalhes do novo projeto de concessão.

Conforme a concessionária, nos três primeiros anos serão realizadas obras emergenciais e de melhorias na sinalização da rodovia nos trechos em situação mais crítica, principalmente entre Itabirito e Conselheiro Lafaiete. Ainda conforme a EPR, nesse período a empresa terá que apresentar os projetos executivos e obter as licenças ambientais junto ao poder público para poder implementar as obras. Mesmo assim, a empresa acredita que os usuários já irão perceber a melhora nas condições nos primeiros meses, explica o diretor de operações da concessionária, Eric Almeida.

O valor do pedágio será reajustado. Para carros e caminhonetes, a tarifa sobe de seis reais e 30 centavos para doze reais e 70 centavos. Caminhões leves e ônibus irão pagar 25 reais e 40 centavos. De BH para Juiz de Fora, são três praças de pedágio: Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Barbacena. De acordo com o diretor da ANTT em Minas Gerais, Guilherme Sampaio, os usuários que mais utilizarem a rodovia terão desconto na tarifa.

O projeto prevê a duplicação de 164 quilômetros, além de terceiras faixas, acostamentos, corredores ecológicos e oito passarelas. A previsão é de que todas as obras possam estar concluídas em 2031. O contrato prevê cerca de 8 bilhões de reais em investimentos nos 30 anos de concessão.

Edição: L Pedrosa

Últimas notícias
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo
Internacional

Brasil contesta Venezuela e segue com custódia de embaixada argentina

Após o governo da Venezuela cancelar a autorização para a embaixada da Argentina, em Caracas, ter a custódia do Brasil, o Itamaraty informou que isso não pode ser feito de forma unilateral.

Baixar arquivo
Política

Esther Dweck assume interinamente o Ministério dos Direitos Humanos

A Ministra Esther Dweck, que está a frente da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, vai assumir interinamente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela foi nomeada pelo Presidente Lula após a demissão de Silvio Almeida do cargo.

Baixar arquivo