História Hoje: primeira máquina de escrever era patenteada há 195 anos

Era mais lento escrever com o equipamento do que à mão

Publicado em 23/07/2024 - 09:01 Por Bianca Paiva* - História Hoje - Brasília

Uma caixa de madeira retangular com uma alavanca giratória, que fazia com que a tinta fosse liberada em uma folha de papel. Essa foi a primeira máquina de escrever, patenteada em 23 de julho de 1829, nos Estados Unidos, por William Austin Burt.

Esse modelo de tipógrafo foi inventado para agilizar o trabalho de escrita, mas nunca funcionou como deveria.

Nascido em uma família de fazendeiros no ano de 1792, William Austin Burt cresceu em Nova Iorque, onde teve pouco acesso à educação básica. Apesar disso, mostrou-se autodidata em matemática e ciências. Em 1812, em sua passagem pelo exército, atuou como montador de máquinas.

William Austin Burt gostava de usar suas habilidades para construir objetos que fossem úteis para facilitar suas atividades. Em 1829, registrou a patente do tipógrafo, que é considerado o antecessor da máquina de escrever moderna. No lugar de teclas, o equipamento tinha um mostrador para selecionar letras. Como era mais lento do que escrever à mão, não fez tanto sucesso.

Mas esta não foi a primeira patente do mundo de uma máquina de escrever. O inventor britânico Henry Mill já tinha registrado um outro dispositivo em 1714, na Grã-Bretanha.

Ainda assim, o norte-americano William Austin Burt acabou ganhando o apelido de “pai da máquina de escrever”.  Burt também inventou um tipo de bússola solar para ajudar engenheiros no trabalho topográfico.

A máquina de escrever com teclado só foi inventada em 1873, por Christopher Latham Shole.

 

*Com redação de Beatriz Evaristo

Edição: Bianca Paiva/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Justiça

Peeling de fenol: Justiça torna esteticista ré por homicídio

Empresário Henrique da Silva Chagas morreu de parada cardíaca após procedimento estético conhecido como peeling de fenol, realizado pela influenciadora Natália Becker. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Assassinatos de quilombolas somam 46 vítimas em cinco anos no Brasil

O levantamento aponta que cerca de um terço dos casos tinha como contexto a disputa de terra e quase 65% das vítimas foram mortas com arma de fogo. Nesses casos, muitas vítimas foram executadas com tiros na nuca ou cabeça.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndio atinge o Parque Estadual da Cantareira em São Paulo

Agora são 81 unidades e núcleos de conservação fechados por medida de segurança e combate ao fogo. O fechamento vai até a próxima quinta-feira, dia 12 de setembro. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

São Paulo já emitiu 70 mil carteiras para pessoas com autismo

Além da emissão das CipTEAs, mais de 30 mil selos de identificação de veículos para pessoas com TEA já foram emitidos em todo o estado. Nesse caso, a ideia é proporcionar mais segurança e acessibilidade no trânsito para essas pessoas.

Baixar arquivo
Justiça

Crianças Sabidas destaca a escolha dos representantes municipais

Neste terceiro episódio o podcast Crianças Sabidas vai até a escola e mostra como os pequenos começam a treinar as ações políticas por meio dos primeiros processos eleitorais: a escolha dos representantes de sala.

Baixar arquivo
Geral

Governo apura denúncias de assédio envolvendo ministro Silvio Almeida

Depois das denúncias de assédio sexual inclusive contra a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o presidente Lula foi claro: o ministro dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida, não deverá ficar no cargo.

Baixar arquivo