História Hoje: primeira máquina de escrever era patenteada há 195 anos

Era mais lento escrever com o equipamento do que à mão

Publicado em 23/07/2024 - 09:01 Por Bianca Paiva* - História Hoje - Brasília

Uma caixa de madeira retangular com uma alavanca giratória, que fazia com que a tinta fosse liberada em uma folha de papel. Essa foi a primeira máquina de escrever, patenteada em 23 de julho de 1829, nos Estados Unidos, por William Austin Burt.

Esse modelo de tipógrafo foi inventado para agilizar o trabalho de escrita, mas nunca funcionou como deveria.

Nascido em uma família de fazendeiros no ano de 1792, William Austin Burt cresceu em Nova Iorque, onde teve pouco acesso à educação básica. Apesar disso, mostrou-se autodidata em matemática e ciências. Em 1812, em sua passagem pelo exército, atuou como montador de máquinas.

William Austin Burt gostava de usar suas habilidades para construir objetos que fossem úteis para facilitar suas atividades. Em 1829, registrou a patente do tipógrafo, que é considerado o antecessor da máquina de escrever moderna. No lugar de teclas, o equipamento tinha um mostrador para selecionar letras. Como era mais lento do que escrever à mão, não fez tanto sucesso.

Mas esta não foi a primeira patente do mundo de uma máquina de escrever. O inventor britânico Henry Mill já tinha registrado um outro dispositivo em 1714, na Grã-Bretanha.

Ainda assim, o norte-americano William Austin Burt acabou ganhando o apelido de “pai da máquina de escrever”.  Burt também inventou um tipo de bússola solar para ajudar engenheiros no trabalho topográfico.

A máquina de escrever com teclado só foi inventada em 1873, por Christopher Latham Shole.

 

*Com redação de Beatriz Evaristo

Edição: Bianca Paiva/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Esportes

Rádio Nacional transmite Brasil e Paraguai pelas eliminatórias da Copa

A partida é válida pela sétima rodada e vale muito para as duas seleções que não vão bem nas eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil tem períodos de seca mais prolongados, diz Inpe

Pesquisa mostra que entre 1961 a 1990, o número de dias consecutivos secos era de 80 a 85 dias. Na década mais recente, o número subiu para cerca de 100 dias. 

Baixar arquivo
Geral

Casal é preso por dopar macacos no Jardim Botânico do Rio

O casal foi abordado e detido pelos agentes dentro do parque e conduzido à delegacia. Os dois vão responder por crimes contra o meio ambiente.

Baixar arquivo
Esportes

Alison dos Santos chega em 3º nos 400m com barreiras, na Suíça

Alison dos Santos supera lesão e fica em 3º lugar na prova dos 400 metros com barreiras em Bellizona, na Suíça. Já os tenistas Thiago Monteiro, Filipe Meligeni, Rafael Matos e Marcelo Melo participam da Copa Davis, em Bolonha, na Itália. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

São Paulo teve o ar mais poluído do mundo nessa segunda-feira (9)

Os dados são do site suíço IQAir, especializado em tecnologia da qualidade do ar, e que organiza um ranking com as principais cidades do mundo. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, a névoa seca que cobre a cidade é composta principalmente por fuligem, resultante das queimadas, poeira e poluição. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo: árvores morrem em até 10 anos após queimadas

O experimento revela os efeitos de longo prazo das queimadas, que em 2024 já atingiram o maior número dos últimos 14 anos no Brasil.

Baixar arquivo