Mata Atlântica é o bioma mais degradado proporcionalmente no Brasil

Com a seca preocupação aumenta; bioma é menos resistente a queimadas

Publicado em 08/07/2024 - 12:23 Por Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 08/07/2024 - 14:44

Um levantamento recente da rede MapBiomas, inciativa que reúne organizações não governamentais, universidades e empresas de tecnologia para monitorar o uso da terra no país, aponta que a Mata Atlântica é o bioma mais degradado proporcionalmente no Brasil.

O dado se refere ao período entre 1986 e 2021, e destaca como um dos motivos as queimadas, na maior parte das vezes causadas pelo homem.  

De acordo com o Sistema Programa Queimadas, do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no primeiro semestre do ano, o Brasil registrou quase 4 mil focos de incêndio na Mata Atlântica, um aumento de 44% na comparação com igual período de 2023. Isso equivale a 10% de todos os focos de incêndio no país. 

Com o período de seca iniciando neste mês, a preocupação aumenta, porque é um bioma menos resistente a queimadas, como explica Pedro Viana, coordenador de Ciências do Instituto Nacional da Mata Atlântica.  

Pedro Viana lembra da importância dos cuidados com a áreas remanescentes das florestas.

A Mata Atlântica é um bioma costeiro, presente desde o nordeste até o sul do Brasil. Hoje, a cobertura original da floresta é de menos de 20% da vegetação nativa.

* Matéria atualizada para correção de áudio 

Edição: Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

RS: Prefeituras tem novo prazo para cadastrar famílias no Auxílio

O prazo para os municípios gaúchos cadastrarem famílias atingidas pelas inundações no auxílio-reconstrução foi prorrogado para o dia 26 de julho. O Ministério da Integração publicou a portaria nessa sexta-feira (12), quando o período de cadastros terminaria.

Baixar arquivo
Cultura

O pirata de Curitiba: capital abrigou corsário inglês por 60 anos

John Francis Hodder era um oficial da Marinha Britânica. Mas ficou conhecido quando se tornou pirata com o nome de Zulmiro. Ele foi inspiração para filmes e contos famosos sobre o tema. 
 

Baixar arquivo
Economia

Endividados terão escola para ajudar a reorganizar vida financeira

Iniciativa é da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. A Escola de Educação Financeira oferecerá palestras e conteúdos de várias áreas, como planejamento financeiro, orientação jurídica, técnicas comportamentais e psicológicas pro público em geral.

Baixar arquivo
Justiça

STF mantém prisão de cinco suspeitos de envolvimento na Abin Paralela

Segundo investigações da Polícia Federal, uma estrutura ilegal foi criada no governo Bolsonaro dentro da Agência Brasileira de Inteligência para espionagem de autoridades.

Baixar arquivo
Economia

Dívida dos estados: Pacheco diz que mercado está contra renegociação

Para o presidente do Senado, setores do mercado estariam interessados nas privatizações de estatais estaduais à “preço de banana”. Na proposta do senador, os estados podem usar ativos, como as estatais, para abater as dívidas com a União.

Baixar arquivo
Saúde

Planos de saúde terão que explicar cancelamentos unilaterais

Secretaria Nacional do Consumidor começou a investigar as rescisões por causa do aumento de reclamações nos portais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Baixar arquivo