Novo cronograma do "Enem dos Concursos" é divulgado

Confira datas e prazo para ausente pedir valor da inscrição de volta

Publicado em 04/07/2024 - 14:34 Por Nelson Lin - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Um novo edital do Concurso Nacional Unificado (CNU), também chamado de “Enem dos Concursos”, será publicado nesta quinta-feira (4).

Entre as orientações do novo documento estará expressa a manutenção da prova no dia 18 de agosto, mesmo em caso de evento excepcional. Foi o que disse a ministra Esther Dweck, da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, em entrevista, nesta quinta-feira, em Brasília.

A prova desse concurso aconteceria em maio, mas foi remarcada para o dia 18 de agosto, por causa das enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul.

De acordo com a nova orientação, em caso de um evento excepcional, os candidatos que perderem a prova não irão concorrer às vagas atuais do Concurso Nacional Unificado. Essas pessoas farão uma nova prova a ser organizada pelo ministério, e concorrerão a vagas suplementares, conforme explicou a ministra Esther Dweck.

A ministra falou também sobre novas datas do concurso. As principais são: no dia 07 de agosto, os candidatos irão receber os cartões de confirmação; a prova será no dia 18 de agosto; e a divulgação preliminar dos gabaritos, no dia 20 de agosto.

A divulgação dos resultados finais será no dia 21 de novembro; a convocação e posse dos aprovados deve ocorrer em janeiro do ano que vem. Nos casos em que é necessário curso de formação, os aprovados serão chamados um mês antes, em dezembro de 2024.

E a partir de amanhã, pessoas que não puderem fazer a prova vão poder pedir devolução de sua taxa até o dia 07 de julho.

Esse também é o prazo para alterar a cidade de realização de prova para pessoas com CEP no Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados; e para pessoas com CEP de outros estados que fariam prova no Rio Grande do Sul. Cerca de 2,1 mil pessoas estão nessa situação, segundo o ministério.

Edição: Sâmia Mendes/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Segurança

Polícia Federal prende 36 candidatos com mandados em aberto

Entre os crimes cometidos estavam tráfico de drogas, corrupção, porte ilegal de arma de fogo, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e crimes sexuais.

Baixar arquivo
Justiça

X tem cinco dias para comprovar indicação de representante legal

Prazo foi dado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, que também quer saber quantos dias a rede operou no Brasil por meio de um truque tecnológico que burlava o bloqueio determinado por ele.

 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Dia da Árvore: MST começa a plantar 2 mil hectares no Vale do Rio Doce

O objetivo é promover a restauração florestal dos assentamentos da região, atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão em 2015, considerada uma das principais tragédias ambientais do país.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com BRT deixa 64 feridos no Rio de Janeiro

Motorista do ônibus teve mal súbito e bateu em estrutura de concreto do Viaduto do Gasômetro. Ele foi hospitalizado em estado grave, mas se encontra estável.

Baixar arquivo
Justiça

Após suspensão de 20 dias, X reestabelece representante legal no país

A medida cumpre determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes, que deu prazo de 24 horas para que a rede social comprovasse que tem representante no país - requisito para empresas operarem em território nacional.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo aumenta multas contra incêndio ilegal e proíbe fogo controlado

Segundo decreto, o início de queimadas em florestas ou outras vegetações nativas agora vai gerar R$ 10 mil de multa por hectare ou fração. Penalidades podem chegar a R$ 50 milhões.

Baixar arquivo