Pantanal pode ter seca histórica em 2024

Região enfrenta a maior estiagem dos últimos 40  anos

Publicado em 03/07/2024 - 12:34 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A seca no Pantanal, em 2024, pode ser a mais grave da história. Desde 2019, a região enfrenta a maior estiagem dos últimos 40  anos. É o que aponta estudo feito com dados de satélite divulgado, nesta quarta-feira, pelo WWF-Brasil.  

Neste ano, a seca chegou mais cedo. Normalmente acontece entre maio e setembro, com a estação chuvosa de outubro a abril. Nesses primeiros quatro meses, quando deveriam ocorrer as cheias, a média de área coberta por água foi de 400 mil hectares. O número é menor que o registrado no período de seca do ano passado, que cobriu 440 mil hectares.

O Pantanal, segundo a analista de Conservação do WWF-Brasil, Cyntia Santos, sofre com os impactos das mudanças climáticas e do El Nino. É o caso, por exemplo, de tempos mais secos, baixa umidade relativa do ar e temperaturas aumentadas.

Cyntia Santos, diz que a situação deve piorar nos próximos anos. Os incêndios no Pantanal tiveram, em 2024, o pior primeiro semestre dos últimos 26 anos, com junho batendo recorde de queimada. Mais de 700 mil hectares já foram.  atingidos, a maioria em Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Até o fim do ano, o fogo deve queimar mais de dois milhões de hectares no Pantanal.

Edição: Leila dos Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Esportes

Futebol: Rádio Nacional transmite Flamengo x Cuiabá, no sábado

No domingo, a Rádio Nacional vai transmitir Fortaleza x Fluminense, partida válida pela 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de futebol. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Até 135 mi de hectares de vegetação podem estar degradados no Brasil

O levantamento, feito pela rede MapBiomas, alcançou, pela primeira vez, todos os biomas brasileiros, e é referente ao período entre 1986 e 2021. O estudo se limita à vegetação nativa, o que significa que os números apurados não refletem a totalidade da degradação do território brasileiro.

Baixar arquivo
Segurança

Central com reconhecimento facial por câmera é inaugurada em São Paulo

São 13 mil equipamentos espalhados pela cidade, que enviam as imagens em um único sistema. A central faz integração com o banco de imagens de pessoas desaparecidas.

Baixar arquivo
Educação

Unifesp inaugura novo campus em Osasco com 1,4 mil vagas

No local, vai funcionar a Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, onde serão oferecidos seis cursos. Cerimônia teve a presença do presidente Lula.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga abordagem de adolescentes negros no Rio de Janeiro

O caso aconteceu na quarta-feira (3), e chamou a atenção pela forma violenta com que os agentes agiram junto aos três meninos negros, que são filhos de diplomatas do Canadá, Gabão e Burkina Faso. PM informou vai analisar se houve excessos pelas câmeras corporais dos policiais. 

Baixar arquivo
Internacional

Eleições nos EUA: Joe Biden deve continuar na disputa pela reeleição

Cientista social explica que, para a substituição de candidato, teria que haver uma nova convenção do partido. Últimas pesquisas mostram Michelle Obama como única candidata capaz de derrotar Donald Trump.

Baixar arquivo