PF apura fraude em registros de vacina contra Covid-19 em Caxias

Publicado em 04/07/2024 - 13:27 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

A Polícia Federal iniciou a segunda fase da Operação Venire, que investiga uma associação criminosa, suspeita de inserir dados falsos de vacinação contra a Covid-19 na Rede Nacional de Dados em Saúde e no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.

Os alvos desta etapa, deflagrada na manhã desta quinta-feira,  são agentes públicos vinculados ao município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, suspeitos de facilitar a inserir os dados falsos nos sistemas do Ministério.

A operação, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal, a pedido da Procuradoria-Geral da República, visa também identificar novos envolvidos no esquema.

A primeira fase da Operação Venire aconteceu em maio do ano passado e levou à prisão o tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, que foi ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na mesma época, agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência de Bolsonaro, em Brasília.

A operação investiga a adulteração no cartão de vacina do ex-presidente; da filha dele, Laura, e também de Mauro Cid. A imunização teria sido feita em uma Unidade Básica de Saúde da capital paulista, no dia 19 de julho de 2021, e os dados inseridos no sistema no município da Baixada Fluminense.

De acordo com a prefeitura de São Paulo, apesar de haver registro no sistema com o CPF de Bolsonaro, a Unidade de Saúde nunca atendeu o ex-presidente, nem recebeu o lote da vacina citado no registro, e a profissional registrada como vacinadora nunca trabalhou naquele posto.

Durante a primeira fase da operação, o Ministério da Saúde afirmou que todas as informações inseridas no sistema de registro de imunizações são rastreáveis e feitas mediante cadastro. // Segundo a Pasta, não houve relato de invasão externa ou de acesso sem cadastro ao sistema.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Duque de Caxias ainda não se manifestou.

Em resposta, o governo do estado do Rio de Janeiro informou que "a Operação da PF tem como alvo único e exclusivo a obtenção de cartões de vacinação relacionados ao município de Duque de Caxias.  E que não existe nada referente ao Governo do Rio na investigação e nem fatos que comprometam a conduta do secretário Washington Reis", então prefeito de Caxias.

Edição: Vitoria Elizabeth / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Meio Ambiente

Pantanal: condição climática adversa dificulta o combate ao fogo

O foco mais preocupante atualmente, de acordo com o governo do Mato Grosso do Sul, está próximo ao Buraco das Piranhas, na região do município de Miranda, onde três pontos ativos têm desafiado os esforços de contenção.

Baixar arquivo
Esportes

Copa América: Brasil joga contra o Uruguai às 22h

Quem vencer avança para a semifinal da Copa América. Brasil vem de 2 empates e 1 vitória. Já o Uruguai vem de 3 vitórias e é a equipe que mais marcou gols na fase de grupos da competição. 

Baixar arquivo
Cultura

Terminam hoje incrições para Campanha “Julho Cultura Viva pelo Brasil”

A campanha já contabiliza mais de 200 atividades inscritas pelo Brasil e celebra os 20 anos da Rede Cultura Viva, uma das maiores articulações de participação comunitária em políticas públicas no Brasil,

Baixar arquivo
Justiça

Desembargador Luís Cesar de Paula Espíndola será investigado pelo CNJ

A conduta do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná Luís Cesar de Paula Espíndola, que afirmou que as mulheres estão loucas atrás dos homens será investigada pelo Conselho Nacional de Justiça.

Baixar arquivo
Política

Regras para evitar uso da máquina pública nas eleições começam a valer

As principais restrições previstas no calendário eleitoral para impedir o uso da máquina pública a favor de candidatos às eleições municipais de outubro começam a valer a partir deste sábado.

Baixar arquivo
Cultura

Músico e instrumentista, Tiganá Santana, faz da música o seu feitiço

Com mais de duas décadas de carreira, o artista Tiganá Santana faz da música o seu feitiço.

Baixar arquivo