Trabalhadores da Fiocruz fazem greve por reposição salarial

Negociação com o Ministério da Gestão não avançou

Publicado em 31/07/2024 - 15:15 Por Carolina Pessôa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Atualizado em 31/07/2024 - 15:52

A Fiocruz vai realizar nesta quinta-feira (1°) uma greve por reposição salarial. De acordo com o movimento, o poder aquisitivo dos servidores da instituição teve uma perda de 59% a 75% nos últimos anos e a negociação com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos não avançou.

Enquanto a proposta do Ministério é de zero por cento de reajuste em 2024; 9% em 2025 e 4% em 2026, a dos funcionários é de reajustes de 20% nas cinco folhas salariais que faltam em 2024; 20% em 2025 e 20% em 2026.

O presidente do sindicato e professor da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Paulo Henrique Garrido, explica a expectativa do movimento grevista.

“Nossa expectativa é um reconhecimento pelo governo a toda a contribuição da Fiocruz ao povo brasileiro, com a valorização concreta de seus trabalhadores e trabalhadoras. Somos a instituição de saúde pública mais antiga das Américas”.

Paulo Henrique também reivindica tratamento igualitário com todas as categorias.

“Chegam pelos jornais todos os dias notícias de diferenças de tratamento com algumas categorias que estão mais valorizadas. Somos uma instituição estratégica a serviço da saúde e da ciência do país e sempre estivemos presentes em momentos mais difíceis, como na pandemia”.

O movimento também reivindica a implementação do Reconhecimento de Resultados de Aprendizagem, que ainda não foi colocado em prática, apesar de ter sido acordado em 2015. A medida prevê a valorização de atualizações profissionais dos trabalhadores.

Em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos disse que a tratativa das carreiras da Fiocruz é uma das 18 com negociações em andamento e que a pasta segue aberta ao diálogo com os servidores.

Edição: Nadia Faggiani / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

STF tem maioria sobre fornecer remédios fora da lista do SUS

Votaram acompanhando o relator, ministro Gilmar Mendes, os ministros: Edson Fachin, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Baixar arquivo
Geral

Uso excessivo de redes sociais pode ser prejudicial para saúde mental

Muitos estudos associam a dependência da internet, em alguns casos, a transtornos mentais como depressão e ansiedade. 

Baixar arquivo
Política

Viva Maria celebra Macaé Evaristo no ministério dos direitos humanos

Macaé Evaristo foi indicada para o Ministério dos Direitos Humanos, substituindo Silvio Almeida, demitido na última sexta-feira após acusações de assédio sexual. Com essa nomeação, o governo Lula passa a contar com 10 mulheres na Esplanada dos Ministérios.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil enfrenta Paraguai nas Eliminatórias da Copa 2026

Nesta terça-feira, a Rádio Nacional transmite, a partir das nove e quinze da noite, todas as emoções de Paraguai e Brasil direto do estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.

Baixar arquivo
Educação

Paraty - RJ sedia o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes

A cidade de Paraty, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, sedia até domingo o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes

Baixar arquivo
Educação

Concursos públicos federais poderão ser aplicados à distância

Novas regras foram sancionadas hoje (9) pelo presidente Lula e terão período de transição de quatro anos. Para realização de provas via internet ou plataforma eletrônica, será preciso garantir igualdade de acesso aos dispositivos virtuais entre os candidatos.

Baixar arquivo