Acidente aéreo: gabinete de crise vai dar suporte às equipes em SP

Não há sobreviventes entre os 57 passageiros e 4 tripulantes

Publicado em 09/08/2024 - 20:36 Por Joana Côrtes - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Um avião da empresa Voepass Linhas Aéreas com sessenta e uma pessoas a bordo caiu no início da tarde desta sexta-feira (9) em Vinhedo, município vizinho de Campinas, no interior de São Paulo. Não há sobreviventes entre os 57 passageiros e 4 tripulantes que embarcaram na aeronave.

O Cenipa, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, informou que a aeronave não fez nenhuma comunicação de emergência antes do acidente.

A aeronave turbohélice, da marca francesa ATR, havia decolado do aeroporto de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos. Era pouco mais de uma tarde quando o Corpo de Bombeiros foi acionado para a ocorrência. O avião, que tinha capacidade para 73 pessoas, caiu no quintal de um condomínio de casas na região do Capela, em Vinhedo.

As equipes do Corpo de Bombeiros realizaram o combate às chamas e resfriamento no local. A área foi liberada para perícias por parte do Cenipa, Centro de Investigações e Prevenção a Acidentes, e da Polícia Técnico-Científica de São Paulo.

O trabalho de resgate e identificação das vítimas será realizado ao mesmo tempo. Os corpos serão encaminhados a unidade central do IML da cidade de São Paulo, que reforçou as equipes para o atendimento.

O Governo de São Paulo anunciou no fim da tarde a criação de um gabinete de crise em Vinhedo, para dar suporte às equipes mobilizadas após acidente. Um posto de comando avançado foi montado a aproximadamente cem metros da ocorrência.

Ao ser comunicado do acidente, o presidente Lula, que estava em Santa Catarina para o lançamento de um novo navio de guerra, pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas.

Elaine Martins é moradora do condomínio onde o avião caiu, em Vinhedo. Ela contou o que aconteceu no momento da queda.

“O barulho tava muito intenso em cima da escola e a gente saiu para olhar. No que a gente saiu para olhar, ele tava de lado bem beixo, bem próximo à escola. Aí ele rodopiou e só deu tempo de gritar ‘caiu’. Eu me assustei e as meninas falaram ‘na sua casa’. Já veio um vizinho falando que foi no Recanto Florido. Imediatamente peguei o carro e vim pra cá, porque meu marido e meu filho estavam em casa. Foi na rua de baixo”.

Vão atuar no gabinete de crise no local do acidente representantes das forças de segurança do estado e da Defesa Civil. Também participam integrantes do Ministério de Portos e Aeroportos, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do governo do Paraná e profissionais de assistência social.

Em memória das vítimas, Vinhedo decretou luto oficial de 3 dias.

A Voepass está prestando informações às famílias pelo número 0800 9419712.

A ANAC informou que a aeronave se encontrava em condições normais de navegabilidade e que os tripulantes também estavam com certificados válidos.

Edição: Daniella Longuinho / Fran de Paula

Últimas notícias
Saúde

Especial da Rádio Nacional aborda Setembro Amarelo e saúde mental

Qual o impacto que as redes sociais podem ter na vida de um universitário? Para a estudante de psicologia da Universidade Federal Fluminense Bruna Silva, depende do uso.

Baixar arquivo
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Esportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo