Acidente aéreo: gabinete de crise vai dar suporte às equipes em SP

Não há sobreviventes entre os 57 passageiros e 4 tripulantes

Publicado em 09/08/2024 - 20:36 Por Joana Côrtes - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Um avião da empresa Voepass Linhas Aéreas com sessenta e uma pessoas a bordo caiu no início da tarde desta sexta-feira (9) em Vinhedo, município vizinho de Campinas, no interior de São Paulo. Não há sobreviventes entre os 57 passageiros e 4 tripulantes que embarcaram na aeronave.

O Cenipa, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, informou que a aeronave não fez nenhuma comunicação de emergência antes do acidente.

A aeronave turbohélice, da marca francesa ATR, havia decolado do aeroporto de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos. Era pouco mais de uma tarde quando o Corpo de Bombeiros foi acionado para a ocorrência. O avião, que tinha capacidade para 73 pessoas, caiu no quintal de um condomínio de casas na região do Capela, em Vinhedo.

As equipes do Corpo de Bombeiros realizaram o combate às chamas e resfriamento no local. A área foi liberada para perícias por parte do Cenipa, Centro de Investigações e Prevenção a Acidentes, e da Polícia Técnico-Científica de São Paulo.

O trabalho de resgate e identificação das vítimas será realizado ao mesmo tempo. Os corpos serão encaminhados a unidade central do IML da cidade de São Paulo, que reforçou as equipes para o atendimento.

O Governo de São Paulo anunciou no fim da tarde a criação de um gabinete de crise em Vinhedo, para dar suporte às equipes mobilizadas após acidente. Um posto de comando avançado foi montado a aproximadamente cem metros da ocorrência.

Ao ser comunicado do acidente, o presidente Lula, que estava em Santa Catarina para o lançamento de um novo navio de guerra, pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas.

Elaine Martins é moradora do condomínio onde o avião caiu, em Vinhedo. Ela contou o que aconteceu no momento da queda.

“O barulho tava muito intenso em cima da escola e a gente saiu para olhar. No que a gente saiu para olhar, ele tava de lado bem beixo, bem próximo à escola. Aí ele rodopiou e só deu tempo de gritar ‘caiu’. Eu me assustei e as meninas falaram ‘na sua casa’. Já veio um vizinho falando que foi no Recanto Florido. Imediatamente peguei o carro e vim pra cá, porque meu marido e meu filho estavam em casa. Foi na rua de baixo”.

Vão atuar no gabinete de crise no local do acidente representantes das forças de segurança do estado e da Defesa Civil. Também participam integrantes do Ministério de Portos e Aeroportos, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do governo do Paraná e profissionais de assistência social.

Em memória das vítimas, Vinhedo decretou luto oficial de 3 dias.

A Voepass está prestando informações às famílias pelo número 0800 9419712.

A ANAC informou que a aeronave se encontrava em condições normais de navegabilidade e que os tripulantes também estavam com certificados válidos.

Edição: Daniella Longuinho / Fran de Paula

Últimas notícias
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo
Internacional

Brasil contesta Venezuela e segue com custódia de embaixada argentina

Após o governo da Venezuela cancelar a autorização para a embaixada da Argentina, em Caracas, ter a custódia do Brasil, o Itamaraty informou que isso não pode ser feito de forma unilateral.

Baixar arquivo
Política

Esther Dweck assume interinamente o Ministério dos Direitos Humanos

A Ministra Esther Dweck, que está a frente da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, vai assumir interinamente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela foi nomeada pelo Presidente Lula após a demissão de Silvio Almeida do cargo.

Baixar arquivo