Acidente: não houve comunicação de emergência do avião, diz Cenipa

Publicado em 09/08/2024 - 20:08 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Cenipa, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da FAB, já está com as equipes no município de Vinhedo, em São Paulo, para investigar a queda do avião da Voepass.

Segundo o Cenipa, o voo da Voepass ocorria dentro da normalidade até 13h20. Mas, a partir das 13h21 a aeronave não respondeu mais às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo.

E também não declarou emergência ou condições meteorológicas adversas. Como informou o Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno.

“O que nós temos, até agora, é que não houve, por parte da aeronave, comunicação com os órgãos de controle, de que haveria uma emergência”.

Segundo o Cenipa, a perda do contato com o radar do aeroporto ocorreu às 13h22. E o sistema que coordena as operações de busca e salvamento foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada dentro de um condomínio.

Segundo a Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, a Voepass também estava com toda a documentação em dia. Como explicou o diretor da Anac, Luiz Ricardo.

“Pela Agência Nacional de Aviação Civil, a Voepass é uma empresa de transporte regular. Não é um táxi-aéreo e estava totalmente de acordo. A aeronave também se encontrava com as condições normais de aeronavegabilidade. Era uma aeronave que foi construída em 2010 e deu entrada no Brasil em 2022. Nesse caso, está tudo de acordo com o previsto na nossa regulamentação”.

Já a Polícia Federal, em nota, disse que iniciou as investigações para apurar o acidente com o avião da Voepass. Os policiais federais já estão no local do acidente e foi montado um gabinete de crise no Aeroporto de Guarulhos.

E segundo a Polícia Militar de São Paulo, o IML, Instituto Médico Legal de Campinas, está com pelo menos 4 carros para identificação dos corpos.

O acidente aéreo fez 61 vítimas: 57 passageiros e 4 tripulantes.

Edição: Bianca Paiva / Fran de Paula

Últimas notícias
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de covid-19 em São Paulo

O alerta da Fiocruz se baseia no último Boletim InfoGripe, que aponta um aumento acentuado de internações por casos de covid-19, principalmente no estado de São Paulo, onde o número de casos cresceu 36% entre julho e agosto.

Baixar arquivo
Saúde

Farmácia Viva, da UFRRJ, cultiva plantas para produzir fitoterápicos

O objetivo é que a população de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, tenha acesso a medicamentos fitoterápicos e possa usá-los com a assistência de profissionais de saúde. São mais de 35 espécies plantadas na fazenda Nossa Senhora do Amparo.

Baixar arquivo
Justiça

Gustavo Metropolo é condenado por racismo na FGV

Em março de 2018, Gustavo fez uma postagem no Whatsapp dizendo que "encontrou no fumódromo um escravo, e que o dono deveria buscá-lo".

Baixar arquivo
Educação

Oito doutorandos indígenas vão fazer intercâmbio na França

O programa Guatá de bolsas de mobilidade é iniciativa da Embaixada da França no Brasil que seleciona estudantes indígenas para o intercâmbio de seis a dez meses em universidades do país europeu.

Baixar arquivo
Saúde

RJ sedia primeira Conferência dos Institutos de Saúde do G20

O objetivo é debater prevenção, resposta, colaboração e financiamento para atuais e futuras emergências sanitárias, além de formas de apoiar as prioridades do bloco econômico. 

Baixar arquivo
Educação

Dados da ONU: quase metade das crianças refugiadas está fora da escola

Mais de 7 milhões de crianças refugiadas estão fora da escola. É o que revela o relatório da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados. Esse número é quase a metade das 14,8 milhões de crianças refugiadas em idade escolar do mundo.

Baixar arquivo