Concurso Unificado terá provas em braile e libras

Publicado em 13/08/2024 - 12:39 Por José Carlos Andrade - Brasília

A acessibilidade está assegurada aos candidatos que farão as provas do Concurso Público Nacional Unificado, no próximo domingo (18), e que solicitaram atendimento especial.

Dos inscritos que concorrem às vagas reservadas para pessoa com deficiência, pouco mais de 47 mil farão a prova como os demais concorrentes, mas com medidas de auxílio. As soluções incluem o uso de salas de fácil acesso, mesas para cadeira de rodas, e fornecimento de mesas e cadeiras separadas.

Outros 7.126 candidatos, a maioria com baixa visão ou cegueira, receberão kits de provas em braile ou com a fonte do texto ampliada. Também serão disponibilizados profissionais que leem a prova para o candidato e transcritores que redigem as respostas. Além disso, será permitida a realização da redação em braile, mas o candidato precisará levar seu próprio maquinário e a folha específica.

Já para as pessoas com deficiência auditiva, serão entregues notebooks com videoprova traduzida para a Língua Brasileira de Sinais e prova adaptada para leitor de tela.

Também foram garantidas adaptações necessárias as 1.561 gestantes e as 1.874 lactantes. De acordo com a Cesgranrio, foram identificadas também pouco mais de sete mil solicitações de atendimento especial para pessoas autistas. 

Edição: Sâmia Mendes- Marizete Cardoso

Últimas notícias
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Esportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo