Energia elétrica terá aumento em setembro com bandeira vermelha

Publicado em 31/08/2024 - 16:24 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Consumidores de todo Brasil devem ficar atentos aos gastos com energia elétrica. Pela primeira vez, em pouco mais de três anos, foi acionada a bandeira vermelha patamar 2. 

Isso significa que o mês de setembro será de custos mais altos com energia elétrica, devido principalmente à previsão de chuvas abaixo da média e temperaturas superiores à média histórica em todo o país, o que aumenta a operação das usinas termelétricas, que têm a energia mais cara que as hidrelétricas.

A bandeira vermelha patamar 2 não era acionada desde 2 de agosto de 2021. Com esse sistema o consumidor pode agir de modo preventivo, optando por economizar diante da expectativa de aumento dos custos.

A orientação é que haja prudência na utilização da energia, fazendo uso mais consciente e evitando o desperdício, que prejudica o meio ambiente e afeta o setor elétrico como um todo. 

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar aos consumidores os custos de geração de energia no Brasil.

Edição: Juliana Batista / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo