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Especialista diz que acúmulo de gelo pode ter causado queda de avião

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Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional
09/08/2024 - 21:15
Brasília
Brasília (DF) 07/08/2024 - O especialista Paulo Licati fala fala do o acidente com aeronave  Voepass Linhas Aéreas acaba de divulgar à imprensa a lista contendo os nomes dos passageiros que estavam no voo 2283, operado pela aeronave ATR-72, de Cascavel (PR) à Guarulhos (SP), que caiu no início da tarde desta sexta-feira (9). A morte de 57 passageiros e de 4 tripulantes foi confirmada. A informação corrige o número de 58 passageiros divulgado anteriormente.
A Voepass está prestando informações às famílias pelo número 0800 9419712.
Passageiros do voo 2283: 
Frame TV Brasil
© Frame TV Brasil

O especialista em segurança de aviação Paulo Licati, que estava na cidade de Vinhedo, no dia de hoje, disse que o acidente que ocorreu na cidade pode ter sido causado pelas condições climáticas desfavoráveis, causando o acúmulo de gelo na fuselagem do avião.

“Os pilotos que estavam voando aqui hoje relataram muito gelo, gelo severo, uma condição bem atípica. Até um piloto amigo meu comentou, ‘estou na aviação há 40 anos, acho que é a primeira vez que eu vi uma condição de gelo tão severa quanto essa’”.

Paulo Licati ainda afirma que as causas serão analisadas pelo CENIPA, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

Ele destaca que os aviões turboélices, como era o caso do Voepass, que sofreu a queda em Vinhedo, são aeronaves seguras e preparadas para essa condição.

“Como é um avião para curtas distâncias, não é um avião feito para voar muito alto, nem tem necessidade, porque o projeto dele é pra curtas distâncias. Mas também, dentro disso, ele é um avião que voa dentro de uma camada, quando tem formação de gelo, ele pega justamente aquela parte mais grossa, que tem mais probabilidade de formação de gelo. Mas, não quer dizer que o avião seja menos ou mais seguro por causa disso. É uma característica do voo desse avião”.

O especialista reforça que para todo voo é feito um plano e as condições climáticas são verificadas, mas nem sempre é possível prever exatamente como estará o tempo.

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