Ferimentos provocados por cerol em pipas cresceram 140% em São Paulo

Publicado em 01/08/2024 - 15:51 Por Leandro Martins - São Paulo

Sabe aquela brincadeira bacana de empinar pipa, que muitos garotos e garotas aprendem com o pai ou o irmão mais velho?  Pois é, mas enquanto uns usam a pipa para se divertir, outros provocam acidentes, até fatais. Desde que alguns espertinhos inventaram de passar cerol, que é vidro moído com cola para cortar a linha das outras pipas, muita gente já perdeu a vida ou foi parar no hospital.

Em São Paulo, de janeiro a maio deste ano, os atendimentos provocados por esses acidentes aumentaram em quase 140% nos ambulatórios do estado. Foram mais de 1.300, casos de cortes profundos com linha de pipa, afetando principalmente motociclistas, ciclistas e pedestres, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.

Os motociclistas são as principais vítimas do cerol. Normalmente, têm  cortes no pescoço, que causam hemorragias que levam à morte. Outro perigo, principalmente para crianças,  é tentar puxar uma pipa com a linha enroscada na rede elétrica. Neste caso, o risco é de queimadura elétrica. Isso porque também é usada a linha chilena, espécie de cerol com elementos metálicos na mistura.

As linhas cortantes estão proibidas em São Paulo, por lei estadual de 2019. E um projeto deste ano, que limita o uso do cerol a competições, tramita no Senado Federal.

Edição: Leila dos Santos / Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo
Economia

Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu de 78,5% em julho para 78% em agosto. Ainda assim, está acima dos 77,4% registrados em agosto do ano passado.

Baixar arquivo