Governo institui medidas contra assédio no serviço público

Publicado em 01/08/2024 - 21:51 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo federal instituiu, nesta quinta-feira (1º), uma série de medidas contra o assédio moral, sexual e a discriminação dentro do serviço público. As ações fazem parte do Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação, instituídas por meio de um decreto publicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Marilene Lucas, secretária Adjunta de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, explica os três eixos de atuação do programa.

O plano ainda busca a proteção de grupos historicamente vulnerabilizados, como mulheres, indígenas, idosas, pessoas negras e com deficiência e a população LGBTQIA+.

O programa é resultado de um grupo de trabalho, criado em 2023, que propôs medidas a serem tomadas em relação ao assédio, como explica Marilene Lucas.

Após a instituição do plano, agora caberá ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos publicar o Plano Federal de Enfrentamento ao Assédio.

A partir daí, cada órgão terá 90 dias para desenvolver um plano de ação setorial. Além de estabelecer um Comitê Gestor, para acompanhar a implementação das medidas.

Edição: Roberta Lopes / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Peeling de fenol: Justiça torna esteticista ré por homicídio

Empresário Henrique da Silva Chagas morreu de parada cardíaca após procedimento estético conhecido como peeling de fenol, realizado pela influenciadora Natália Becker. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Assassinatos de quilombolas somam 46 vítimas em cinco anos no Brasil

O levantamento aponta que cerca de um terço dos casos tinha como contexto a disputa de terra e quase 65% das vítimas foram mortas com arma de fogo. Nesses casos, muitas vítimas foram executadas com tiros na nuca ou cabeça.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndio atinge o Parque Estadual da Cantareira em São Paulo

Agora são 81 unidades e núcleos de conservação fechados por medida de segurança e combate ao fogo. O fechamento vai até a próxima quinta-feira, dia 12 de setembro. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

São Paulo já emitiu 70 mil carteiras para pessoas com autismo

Além da emissão das CipTEAs, mais de 30 mil selos de identificação de veículos para pessoas com TEA já foram emitidos em todo o estado. Nesse caso, a ideia é proporcionar mais segurança e acessibilidade no trânsito para essas pessoas.

Baixar arquivo
Justiça

Crianças Sabidas destaca a escolha dos representantes municipais

Neste terceiro episódio o podcast Crianças Sabidas vai até a escola e mostra como os pequenos começam a treinar as ações políticas por meio dos primeiros processos eleitorais: a escolha dos representantes de sala.

Baixar arquivo
Geral

Governo apura denúncias de assédio envolvendo ministro Silvio Almeida

Depois das denúncias de assédio sexual inclusive contra a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o presidente Lula foi claro: o ministro dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida, não deverá ficar no cargo.

Baixar arquivo