Governo prorroga prazo para nova licitação do Aeroporto Galeão no RJ
![Daniel Basil/Gov Brasil/Wikipedia Aeroporto Internacional do Galeão – Rio de Janeiro. Foto: Daniel Basil/Gov Brasil/Wikipedia](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O governo prorrogou por dois anos o prazo para fazer uma nova licitação do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro. Apesar da medida ter sido publicada nesta quinta-feira (1º), o prazo começa a contar a partir do dia 12 de agosto. A medida é uma decisão do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos, órgão federal responsável pelas concessões.
A administração do aeroporto do Galeão foi concedida parcialmente à iniciativa privada em 2013. 49% da gestão do terminal ficou sob guarda da empresa pública Infraero e 51% foi concedida à empresa privada de Cingapura, Changi, que administra cerca de 50 aeroportos em mais de 20 países. Em contrapartida, a empresa precisou fazer melhorias no aeroporto, que recebeu investimentos de R$ 2 bilhões.
Mas em fevereiro de 2022, a Changi comunicou à Agência Nacional de Aviação Civil que pretendia devolver a gestão do aeroporto à União. A empresa alegou que a queda de demanda de passageiros provocou desequilíbrio financeiro, principalmente após a pandemia de covid-19.
O pedido de desistência abriu caminho para o governo fazer uma nova licitação do aeroporto. Mas até que outra empresa assuma o contrato, a Changi deve manter a operação e garantir a qualidade do serviço e os requisitos de segurança.
Depois de uma série de negociações com a Infraero, o governo federal decidiu limitar as operações do aeroporto Santos Dumont, que fica no Centro do Rio de Janeiro e opera apenas domesticamente, para que os voos fossem redirecionados ao Tom Jobim. Com isso, a movimentação do terminal internacional aumentou gradativamente e praticamente dobrou no primeiro semestre deste ano.
Após a mudança, em outubro de 2023, a Changi voltou atrás e manifestou interesse em manter a concessão. Apesar de ter adiado a relicitação, o governo federal ainda não deu o aval definitivo para que a empresa siga com o contrato.
*Com informações da Agência Brasil.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 06/02/2025 – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante evento de reabertura da emergência do Hospital de Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Letycia Bond/Agência Brasil São Paulo (SP) 05/02/2025 - Moradores do Jardim Pantanal enfrentam crise após alagamentos .
Foto: Letycia Bond/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PRF-Recife/Divulgação Brasília (DF) 05/02/2025 - Nesta quarta-feira (5) de chuvas intensas no Grande Recife, a região registrou diversas ocorrências de queda de árvores. Os incidentes não deixaram feridos, mas causaram transtornos para pedestres e motoristas de diferentes localidades. O primeiro registro foi feito por volta das 8h40, no quilômetro 24 da BR-232, em Moreno. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que enviou equipes ao local e fez a retirada da árvore às 12h30.
Foto: PRF-Recife/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)