História Hoje: primeira cidade a receber os Jogos Olímpicos pós-guerra

Publicado em 14/08/2024 - 07:49 Por História Hoje - Brasília

Londres, no Reino Unido, foi a primeira cidade a receber os Jogos Olímpicos pós-guerra. As Olimpíadas ficaram suspensas por 12 anos por causa do conflito bélico que levou à morte mais de 60 milhões de pessoas de diferentes nacionalidades. Essa foi a primeira edição transmitida pela TV para as residências familiares entre os dias 29 de julho e 14 de agosto de 1948.

Os Jogos começaram em um período difícil, com racionamento e a ausência de atletas olímpicos que perderam a vida na Guerra. Entre eles, dois medalhistas de ouro de 1936, como o nadador húngaro Ferenc Csik e o alemão Carl Long, do salto em distância.

Cerca de 4.000 atletas de 59 nações participaram do evento esportivo. Japão e Alemanha não foram convidados. A União Soviética não enviou representantes. Por outro lado, algumas nações participaram pela primeira vez, como Líbano, Porto Rico, Síria e Venezuela.

Um dos grandes destaques de 1948 foi o jovem Bob Mathias. Aos 14 anos, o norte-americano venceu o decatlo com apenas quatro meses de treino. Já a corredora holandesa Fanny Blankers-Koen venceu todas as quatro provas de atletismo das quais participou.

A edição pós-guerra também revelou uma grande história de superação. Dez anos antes dos Jogos, o atirador húngaro Karoly Takacs perdeu a mão direita após a explosão de uma granada. O atleta era destro e teve que aprender sozinho a atirar com a mão esquerda. Takacs ganhou a medalha de ouro na prova de tiro rápido.

O Brasil levou 70 atletas para Londres. O basquete brasileiro conquistou a primeira medalha. A equipe masculina ficou com o bronze em Londres. Foi a única premiação brasileira depois de 28 anos sem subir no pódio.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação e Apresentação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia:  Jailton Sodré

Edição: Paula de Castro

Apresentação: José Carlos Andrade

Edição Web: Marizete Cardoso

Últimas notícias
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Esportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo