Investigação do local do acidente em Vinhedo termina hoje

Voepass deve retirar a aeronave e custear a higienização do local

Publicado em 12/08/2024 - 10:05 Por Renato Ribeiro, repórter da Rádio Nacional em Brasília - Brasília

As investigações sobre o local da queda do avião em Vinhedo, interior de São Paulo, devem ser encerradas nesta segunda-feira (12/08). Com o fim dos trabalhos, a companhia Voepass fica responsável pela retirada da aeronave, além da limpeza e da higienização da área, dos bens e dos destroços.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea Brasileira (Cenipa) informou que a investigação entrará na análise de dados.  Nessa fase serão examinadas atividades relacionadas ao voo, ao ambiente operacional e aos fatores humanos. Ainda será feito estudo de componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura.

O chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, disse que foram extraídos com sucesso os conteúdos das duas caixas-pretas do avião. Marcelo Moreno afirmou também que não houve comunicação de emergência da tripulação com o controle de tráfego aéreo.

“Relembrando, existem duas caixas pretas, gravadoras de voo, o gravador de voz e o gravador de dados. Temos a informação de que conseguimos 100% de sucesso obter as informações de voz e informações de dados que correspondem aos momentos que antecederam a esse trágico impacto, esse trágico evento para a sociedade. Entrando na área da investigação, eu reafirmo o que disse nos dois últimos pronunciamentos. Não houve em momento algum, por parte da tripulação da aeronave acidentada, declaração de emergência aos órgãos de controle de tráfico aéreo.”

Já os dois motores da aeronave serão guardados e analisados, na sede do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, em São Paulo. Os investigadores querem saber se durante o impacto, os motores estavam ou não desenvolvendo potência. O relatório preliminar da investigação do Cenipa será apresentado em 30 dias.


 

Edição: Leila dos Santos / Rilton Pimentel

Últimas notícias
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Esportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo